Por que os filmes da Marvel fazem mais sucesso que os do DCEU?

MCU-vs-DCEU-1024x576 Por que os filmes da Marvel fazem mais sucesso que os do DCEU?

Rivalidades no ramo do cinema são naturais, principalmente envolvendo estúdios que produzem o mesmo tipo de conteúdo. Ao longo de 13 anos em Hollywood, a Marvel Studios já faturou quase US$ 23 bilhões de bilheteria, um feito que nenhuma franquia chegou perto de conquistar. O chamado Universo Cinematográfico da Marvel começou em 2008 com o lançamento do primeiro Homem de Ferro, mas naquela época ninguém imaginou que estaríamos embevecidos com o futuro da mesma franquia em pleno 2021. E a probabilidade é que ainda fiquemos por mais um tempo.

Inspirando-se na Marvel Comics e seu MCU, o Universo Estendido DC da Warner Brothers, rival conhecido popularmente como DCEU, conseguiu acumular algo em torno de US$ 18 milhões de dólares, e a diferença provavelmente só crescerá à medida que a Marvel Studios continuar a lançar quatro filmes por ano. É uma diferença gritante entre as duas franquias, e isso é algo que o escritor de Batman vs Super-Homem: Origem da Justiça, David S. Goyer, conhece bem demais. De acordo com o roteirista, é simplesmente uma questão de ter a infraestrutura adequada.

Em uma nova entrevista dada ao THR, Goyer atribui a diferença à alta rotatividade de executivos na Warner Brothers. Quando se trata da Marvel Studios, sabemos que Kevin Feige supervisiona tudo desde o início do MCU. Há uma força coesa dentro de um mesmo estúdio, enquanto o outro luta para encontrar a equipe dos sonhos.

“Eu acho que um dos problemas é que a Marvel teve uma liderança consistente nos últimos 15 anos ou mais, enquanto a DC não teve. Tem havido todas estas mudanças em termos de quem está dirigindo a DC. Isso é muito difícil. É difícil fazer qualquer progresso quando a liderança está mudando”.

O escritor continuou, acrescentando a dedicação da Marvel à suas origens como inspiração. Salvo raras exceções, os personagens se parecem e agem como suas versões nos quadrinhos, ganhando apenas algumas características individuais que vêm do próprio ator ou atriz que o interpreta.

“Uma das outras coisas que tornaram a Marvel incrivelmente bem-sucedida é que todas as suas adaptações são verdadeiras em relação ao seu material de origem. O Homem-Formiga se parece com o Homem-Formiga. O Hulk se parece com o Hulk. Eles não tentam mudar as coisas. Eu diria que tentar chegar mais perto do que era a intenção original possa ser um ponto positivo. Portanto, eles estão tendo um universo consistente, tendo uma liderança consistente e mantendo-se fiel ao material de origem”.

Com exceção dos filmes solo do Homem-Aranha e Hulk, cujos direitos estão vinculados à Sony e Universal, respectivamente, todas as produções do MCU estão disponíveis no Disney+.

Veja também

Atores da DC e da Marvel são proibidos de atuar nos estúdios rivais?
James Gunn não descarta crossover entre Marvel e DC no futuro
Marvel é mais popular que DC, aponta nova pesquisa
Henry Cavill tem reuniões com executivos da Marvel em Londres
28 Recordistas de Bilheteria para Assistir Agora Mesmo no Disney+

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Redação GDPB

O Guia Disney+ Brasil é um site não oficial dedicado a divulgar dicas, promoções, novidades, análises, lançamentos, comparações, tendências e tudo mais que envolva os serviços de streaming da Disney.

Deixe um comentário