Você sabia que entre os 50 filmes com maior bilheteria da história do cinema, mais da metade são de propriedade dos estúdios da Disney? Para ser mais exato, são 29 filmes, de acordo com a lista mantida pelo Box Office Mojo, do IMDb (Internet Movie Database).
E a boa notícia é que quase todos esses recordistas de público estão disponíveis para assistir agora mesmo no Disney+. O único que falta é Avatar: O Caminho da Água, que chegará ao streaming assim que terminar sua janela de exibição nos cinemas.
Os filmes estão listados a seguir na ordem decrescente de bilheteria, lembrando que esses são apenas os filmes que aparecem entre os 50 primeiros, mas existem diversos outros blockbusters na relação do IMDb e que estão esperando no Disney+ para serem transmitidos.
O ranking de referência do IMDb está atualizado com os valores obtidos nos relançamentos, como aconteceu com Avatar (2009) em mais de uma ocasião. Confira a lista:
Avatar (2009)
Bilheteria: 2,922 bilhões dólares
Avatar nos leva para o mundo fantástico de Pandora, onde um homem embarca em uma aventura épica. Ele terá de lutar para salvar aqueles que ama e o lugar que agora chamará de lar.
Vingadores: Ultimato (2019)
Bilheteria: 2,797 bilhões de dólares
No final épico da Saga do Infinito, os Vingadores enfrentam Thanos. Quando eventos devastadores eliminam metade da população mundial e dividem suas fileiras, o resto dos heróis lutam para avançar. Mas eles devem se unir para restaurar a ordem e a harmonia no universo e trazer de volta seus entes queridos.
Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015)
Bilheteria: 2,069 bilhões de dólares
Enquanto surge uma nova ameaça para a galáxia, Rey, uma catadora de sucata, e Finn, um soldado imperial desertor, devem se juntar a Han Solo e Chewbacca para procurar a única esperança de restaurar a paz da galáxia. Experimente o evento cinematográfico de uma geração.
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Bilheteria: 2,048 bilhões de dólares
Thanos finalmente chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes.
O Rei Leão (2019)
Bilheteria: 1,663 bilhão de dólares
O Rei Leão retrata uma jornada pela savana africana, onde nasce o futuro rei da Pedra do Reino, Simba. O pequeno leão é fiel ao seu destino de assumir o reinado. Mas Scar, irmão de Mufasa e ex-herdeiro do trono, tem seus próprios planos. A batalha pela Pedra do Reino é repleta de traição, eventos trágicos e drama, o que acaba resultando no exílio de Simba. Com a ajuda de dois novos e inusitados amigos, Simba terá que crescer e voltar para recuperar o que é seu por direito.
The Avengers: Os Vingadores (2012)
Bilheteria: 1,518 bilhão de dólares
Quando um inimigo inesperado ameaça a segurança global, Nick Fury, diretor da agência internacional pacificadora conhecida como S.H.I.E.L.D., se vê precisando de uma equipe para puxar o mundo de volta da beira do desastre. Abrangendo o globo, um esforço de recrutamento ousado começa.
Frozen II (2019)
Bilheteria: 1,450 bilhão de dólares
Por que Elsa nasceu com poderes mágicos? A resposta está chamando-a e ameaçando seu reino. Com Anna, Kristoff, Olaf e Sven, ela partirá em uma jornada tão perigosa quanto notável. Em Frozen, Elsa temia que seus poderes fossem demais para o mundo. Em Frozen II, ela deve torcer para que sejam o bastante.
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Bilheteria: 1,402 bilhão de dólares
Quando Tony Stark tenta reiniciar um programa de manutenção de paz, as coisas não dão certo e os super-heróis mais poderosos da Terra terão que passar no teste definitivo para salvar o planeta da destruição pelas mãos do vilão Ultron.
Pantera Negra (2018)
Bilheteria: 1,382 bilhão de dólares
Pantera Negra segue T’Challa que, após a morte de seu pai, volta para casa numa isolada e tecnologicamente avançada nação africana para triunfar e assumir seu lugar como rei. Mas, quando um poderoso antigo inimigo reaparece, o poder de T’Challa como rei – e Pantera Negra – é testado ao ser atraído para um formidável conflito que coloca o destino de Wakanda e de todo mundo em risco.
Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi (2017)
Bilheteria: 1,332 bilhão de dólares
Após encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker (Mark Hammil) em uma ilha isolada, a jovem Rey (Daisy Ridley) busca entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre Jedi. Paralelamente, o Primeiro Império de Kylo Ren (Adam Driver) se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde.
Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)
Bilheteria: 1,305 bilhão de dólares
A destemida e otimista Anna sai em uma jornada épica, ao lado do homem de montanha, Kristoff, e sua leal rena Sven, para encontrar sua irmã Elsa, cujos poderes congelantes aprisionaram o reino de Arendelle em um inverno eterno.
A Bela e a Fera (2017)
Bilheteria: 1,305 bilhão de dólares
A história e os personagens que o público conhece e adora ganham vida de forma espetacular na adaptação em live-action do clássico de animação da Disney A Bela e a Fera.
Os Incríveis 2 (2018)
Bilheteria: 1,243 bilhão de dólares
Quando Helena Pêra é chamada para voltar a lutar contra o crime como a super-heroína Mulher-Elástica, cabe ao seu marido, Roberto, a tarefa de cuidar das crianças, especialmente o bebê Zezé. O que ele não esperava era que o caçula da família também tivesse superpoderes, que surgem sem qualquer controle.
Homem de Ferro 3 (2013)
Bilheteria: 1,214 bilhão de dólares
Quando Tony Stark vê seu mundo reduzido a escombros, ele precisa usar toda a sua engenhosidade para sobreviver, destruir seu inimigo e, de algum modo, proteger quem ama. Mas uma questão existencial o assombra: o homem faz o traje… ou o traje faz o homem?
Capitão América: Guerra Civil (2016)
Bilheteria: 1,153 bilhão de dólares
Diante do ataque de Ultron, o governo passa a procurar meios para controlar os super-heróis. A interferência política cria uma rixa entre Capitão América, atual líder dos Vingadores, e Homem de Ferro.
Capitã Marvel (2019)
Bilheteria: 1,128 bilhão de dólares
Este filme é uma aventura totalmente nova de um período nunca visto na história do Universo Cinematográfico da Marvel que acompanha a jornada de Carol Danvers, conforme ela se torna uma das personagens mais poderosas do universo. Enquanto uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas chega à Terra, Danvers se vê junto a um pequeno grupo de aliados bem no meio da ação.
Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019)
Bilheteria: 1,074 bilhão de dólares
A Lucasfilm e o diretor J. J. Abrams unem forças mais uma vez para levar os espectadores em uma jornada épica por uma galáxia muito, muito distante, em uma eletrizante conclusão da inspiradora saga Skywalker, onde novas lendas nascerão e a batalha final pela liberdade ainda está por vir.
Toy Story 4 (2019)
Bilheteria: 1,073 bilhão de dólares
Quando Bonnie resolve levar toda a turma na sua viagem com a família, Woody acaba se juntando à sua amiga Bo Peep, que há muito tempo não via. O espírito aventureiro de Bo e a vida na estrada acabam por esconder seu delicado exterior de porcelana. Woody e Bo percebem que pertencem a mundos diferentes quando se trata da vida como um brinquedo, mas descobrem que esse é o menor dos seus problemas.
Toy Story 3 (2010)
Bilheteria: 1,066 bilhão de dólares
Em Toy Story 3, Woody, Buzz Lightyear e o restante da turma estão de volta para uma aventura totalmente nova ao lado de algumas caras novas – algumas de plástico, outras de pelúcia – incluindo o parceiro da Barbie, Ken, um porco espinho chamado Espeto e um urso com cheiro de morango chamado Lotso.
Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006)
Bilheteria: 1,066 bilhão de dólares
Johnny Depp, Keira Knightley e Orlando Bloom estão de volta na continuação do sucesso Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra. Um épico inteiramente novo com mais intrigas, mais comédia e muito mais efeitos especiais.
O Rei Leão (1994)
Bilheteria: 1,063 bilhão de dólares
Embarque na extraordinária aventura da chegada à puberdade de Simba, um leãozinho que mal pode esperar para ser rei e busca por seu destino no grande “ciclo da vida”.
Rogue One: Uma História Star Wars (2016)
Bilheteria: 1,058 bilhão de dólares
Um grupo de heróis improváveis se une em uma missão para roubar os planos da Estrela da Morte, a maior arma de destruição do Império.
Aladdin (2019)
Bilheteria: 1,050 bilhão de dólares
Um jovem humilde descobre uma lâmpada mágica, com um gênio que pode lhe conceder desejos. Agora o rapaz quer conquistar a moça por quem se apaixonou, mas o que ele não sabe é que a jovem é uma princesa que está prestes a noivar. Com a ajuda do Gênio (Will Smith), ele tenta se passar por um príncipe para conquistar o amor da moça e a confiança de pai dela.
Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011)
Bilheteria: 1,045 bilhão de dólares
A Disney e o produtor Jerry Bruckheimer apresentam esta aventura épica, divertida e com o mesmo estilo de humor do primeiro filme. Johnny Depp retorna como o capitão Jack Sparrow em Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas.
Zootopia (2016)
Bilheteria: 1,042 bilhão de dólares
Em uma cidade de animais antropomórficos, uma raposa fugitiva vigarista e um coelho policial recruta precisam trabalhar juntos para desvendar uma conspiração.
Procurando Dory (2016)
Bilheteria: 1,028 bilhão de dólares
Dory repentinamente se lembra de que tem uma família em algum lugar que pode estar procurando por ela. O trio Dory, Nemo e Marlin embarca em uma aventura que vai mudar suas vidas.
Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)
Bilheteria: 1,027 bilhão de dólares
Enquanto resgatam a Rainha Amidala, governante de um planeta pacífico invadido por forças ameaçadoras, os Cavaleiros Jedi Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn descobrem Anakin Skywalker, uma criança prodígio de 9 anos excepcionalmente poderosa na Força.
Alice no País das Maravilhas (2010)
Bilheteria: 1,025 bilhão de dólares
Alice, agora com 19 anos de idade, retorna ao excêntrico mundo onde ela entrou pela primeira vez quando era criança e embarca em uma jornada para descobrir seu verdadeiro destino. Este País das Maravilhas é um mundo além da sua imaginação e não se parece com nada que você já tenha visto antes. Os extraordinários personagens que você adora ganham vida com muito mais riqueza de detalhes e mais coloridos do que nunca.
Sobre Titanic e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Titanic (1007) é o terceiro na lista de maiores bilheterias de todos os tempos. O filme pertence à Paramount e 20th Century Studios (anteriormente 20th Century Fox), portanto a Disney passou a ter parte dos direitos sobre o filme após a compra da Fox. No entanto, a produção de James Cameron não está disponível no Disney+ da América Latina. Por aqui, Titanic estava sendo transmitido no Star+, mas foi removido do catálogo do streaming no dia 1º de outubro de 2022.
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021) ostenta a sexta posição entre os maiores sucessos de bilheteria da história do cinema. Embora a Marvel tenha criado o personagem, ela vendeu seus direitos de exibição (e de vários outros personagens do mesmo universo) para a Sony na década de 90, quando passou por uma crise financeira. De lá pra cá, os filmes foram produzidos pela Sony Pictures e pertencem ao estúdio. Apesar da parceria com a Marvel Studios, a Sony faz seus próprios acordos de distribuição. No Brasil, o filme está atualmente no catálogo do HBO Max.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus