Por que Obi-Wan Kenobi não sabia que Anakin Skywalker/Darth Vader estava vivo?


Darth-Vader-e-Obi-Wan-Kenobi Por que Obi-Wan Kenobi não sabia que Anakin Skywalker/Darth Vader estava vivo?

Obi-Wan Kenobi, a série Star Wars mais recente da Lucasfilm, já se tornou um dos maiores sucessos do Disney+, quebrando o recorde de programa original mais assistido em seu fim de semana de estreia. No segundo episódio, vimos o momento em que o protagonista descobre, através da Inquisidora Reva, que seu ex-padawan Anakin Skywalker, agora Darth Vader, ainda estava vivo.

A última vez em que o mestre e o ex-aprendiz haviam se encontrado foi em Episódio III – A Vingança dos Sith (2005), quando os dois travaram um duelo épico no planeta vulcânico Mustafar. A luta terminou com Obi-Wan Kenobi cortando as pernas e o braço que restava de Anakin, deixando-o queimando vivo perto da lava. Conforme revelado no segundo episódio do programa, Kenobi pensou que ele estava morto.

Em uma entrevista ao The Wrap, o roteirista Joby Harold falou sobre essa reviravolta específica na série e detalhou o processo que levou a escrevê-la:

“Na verdade, isso não foi algo que eu lancei originalmente. Isso foi algo que descobri ao longo do caminho, e meio que tive que confirmar com Pablo Hidalgo e realmente pensar: ‘Espere um segundo, o que ele realmente sabe? Ele conhece o apelido Vader? O que isso significaria? Ele pode associar os dois? Do que ele estava ciente? Quão isolado ele está? Onde está Vader nessa hora? Onde está a reputação dele e quão conhecido ele é?’, e todas essas peças do quebra-cabeça.”

“A grande narrativa que você pode usar é fazer com que Ewan interprete o momento da percepção de que aquilo que o assombra ainda está vivo. E o que isso significa para ele? Havia muitos caminhos pelos quais eu poderia levá-lo, e todos esperamos que sejam boas oportunidades para provocar a história à medida que continuamos. Mas tudo se resume a: é viável dentro do cânone jogar essa carta? E isso era. O que é ótimo, porque isso permite que você, no final do episódio 2 e no início do episódio 3, sentir o que é essencial da história fundamental, que é Obi Wan, Vader, aquilo que te persegue, enfrentando o passado, tudo o que se concretiza em 3 e além.”

A série nos mostra que Kenobi vive isolado de tudo e de todos em Taooine, enquanto observa de longe o jovem Luke Skywalker. Sem interação com muitas pessoas de outros cantos da galáxia, faz sentido imaginar que o nome Darth Vader nunca tenha sido mencionado perto dele.

A cena em que Obi-Wan descobre sobre Anakin também remete ao momento de Star Wars Rebels em que Ahsoka Tano liga os pontos e percebe que Darth Vader é, na verdade, seu antigo mestre.

Obi-Wan Kenobi está disponível só no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 04/06/2022


2 comentários

  1. Na vdd, se me lembro bem. O Obi Wan em A vingança do sith. Viu uma filmagem juntamente com o mestre Yoda do Anakin sendo chamado de Darth Vader pelo Palpatine. No final o Obi Wan não dá um ultimato em Anakin o deixando agonizando em mustafar achando que ele ia morrer posteriormente.

  2. A grande pergunta é por que o Darth Vader não sentiu a presença da Lea 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️ esse seriado está jogando a última pá de terra no caixão do star wars…George Lucas deveria comprar de volta

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.