Por que Bruno é um nome de destaque tanto em ‘Encanto’ quanto em ‘Luca’?


Bruno-Luca-e-Encanto Por que Bruno é um nome de destaque tanto em 'Encanto' quanto em 'Luca'?

De certa forma, tanto Encanto quanto Luca dão destaques negativos para o nome Bruno, coincidência que os fãs da Disney não deixaram de notar. Luca foi lançado no Disney+ em junho de 2021, enquanto Encanto chegou aos cinemas 5 meses depois. Os dois sucessos, o primeiro da Pixar e o segundo da Disney Animation, compartilham bordões que ficaram famosos e que têm como palavra chave o nome Bruno.

Luca gira em torno de um jovem monstro marinho que está descobrindo o mundo da superfície pela primeira vez após fazer amizade com Alberto, uma outra criatura da mesma espécie que já sabe viver em terra. Enquanto vivia uma série de experiências novas, Alberto ensinou a Luca a dizer “Silêncio, Bruno!”, como uma forma de espantar seus medos e receios. Isso se tornou o bordão dos personagens toda vez que duvidavam de si mesmos ao longo do filme.

Silencio-Bruno-Luca Por que Bruno é um nome de destaque tanto em 'Encanto' quanto em 'Luca'?
Alberto ensinando Luca a enfrentar seus medos com a frase “Silêncio, Bruno!”

Já em Encanto, Bruno realmente fazia parte da história. Ele é o tio da protagonista Mirabel que desapareceu misteriosamente quando ela tinha 5 anos. Ao começar a buscar mais informações sobre seus parentes a fim de salvar sua casa e os poderes de sua família que estava em perigo, a jovem aprendeu que o lema dos Madrigal era: “Não Falamos do Bruno”. Este também é o nome da canção que introduziu o personagem e que viralizou na internet, tornando a música o maior hit de 2022 até o momento.

Como o nome Bruno foi associado à dúvida e ao medo tanto em Encanto quanto em Luca, os fãs se perguntaram se poderia haver uma conexão entre os dois filmes. Considerando que as duas animações vêm de estúdios da Disney, que são conhecidos por implementar referências a outras obras, a dúvida ficou presente.

Simples coincidência

Contudo, de acordo com um artigo do Inside the Magic, o uso do nome em ambas as produções foi mera coincidência. Enquanto os criadores de Encanto decidiram por este nome por motivos estilísticos (ele se chamaria Oscar inicialmente) que vieram do compositor das canções, Lin-Manuel Miranda, os escritores de Luca o escolheram de forma aleatória.

De acordo com o diretor de Luca, Enrico Casarosa, eles estavam procurando por uma frase marcante, quando a escritora Jesse Andrews lançou a frase que acabou ficando no corte final. Em uma entrevista para promover o filme, ele disse:

“Pedimos desculpas a todos os Brunos do mundo, não estamos visando eles pessoalmente [risos]. Sinceramente, escolhemos esse nome pois queríamos que fosse claro e fácil de ler e dizer. Tinha que ter um som italiano, mas não muito complicado para ser memorável. Acho que tem algo engraçado ao falar, na hora de enrolar a língua. Os escritores lançaram a ideia, escreveram e depois aceitamos na hora.”

Encanto e Luca estão disponíveis no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 20/02/2022


4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Eu não sei o que o Bruno é nós filme da pixar

  2. Daora q no filme antigo da Cinderela o Bruno era um bicho que ajudava ela. O que esse Bruno fez de 1990 e tantos pra 2020???

  3. Brunofobia na Disney . Até quando isso?

    • Bruno Medeiros da Silva em 05/03/2022 às 08:31
    • Responder

    Eu, Bruno Medeiros, fico imensamente ofendido com esse bullying. Todos os dias da minha vida, após essas ameaças serem profanadas, vivo num mundo onde todos querem me calar e outros não querem falar de mim. 😭😭😭

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.