Peter Pan quase foi cancelado por causa da guerra

As-Aventuras-de-Peter-Pan-Disney Peter Pan quase foi cancelado por causa da guerra

As Aventuras de Peter Pan (1953) é um dos filmes de animação mais amados da Disney, mas poucas pessoas conhecem a longa e tumultuada história por trás da sua criação. O filme é baseado na peça teatral de 1904 de J.M. Barrie e segue a história do menino titular que nunca cresce, e Wendy, uma garotinha que se junta a ele em suas aventuras na Terra do Nunca. Agora, o live-action, que estreou e rapidamente se tornou o conteúdo mais assistido do Disney+, reconta esse enredo para a geração atual.

Embora o filme seja uma das animações mais queridas da Disney, ele foi produzido em circunstâncias complicadas. Quando a Disney decidiu adaptar a história de Peter Pan para o cinema, a produção já começou com um problema de direitos autorais que, na época, pertencia ao Great Ormond Street Hospital for Sick Children, de Londres.

Além disso, a Paramount Pictures também tinha permissão para fazer uma adaptação para os cinemas, que havia estreado em 1924. Assim, com tantas questões envolvendo os direitos, o estúdio iniciou uma longa série de negociações que finalmente terminaram em 1939, quatro anos depois que a Disney manifestou interesse em desenvolver seu próprio filme.

A 2ª Guerra Mundial quase acabou com o projeto de Peter Pan

Walt-Disney-Segunda-Guerra-Mundial Peter Pan quase foi cancelado por causa da guerra
Walt Disney, à esquerda, apresenta o logotipo do touro voador ao comandante da Estação Aérea El Toro do Corpo de Fuzileiros Navais, coronel William Fox, em 1943. O logotipo foi desenhado por Walt e permaneceu como insígnia da base até seu fechamento em 1999

Depois do obstáculo inicial, assim que a Disney começou a trabalhar na animação, veio a Segunda Guerra Mundial. O governo dos EUA ordenou que a empresa abrisse espaço para 500 funcionários de uma unidade antiaérea. Cerca de 700 compareceram, com veículos, comunicações, camuflagem e três milhões de cartuchos de munição.

Pato-Donald-em-um-caca Peter Pan quase foi cancelado por causa da guerra
Foto do piloto Capitão Bernard Duperier com a insígnia do Pato Donald pintada em seu caça Spitfire
Walt-Disney-e-um-coronel Peter Pan quase foi cancelado por causa da guerra
Walt Disney e um coronel do Corpo Aéreo do Exército dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Walt está exibindo uma maquete do Pinóquio e um cartão com o Grilo Falante orientando os recrutas a economizar alimentos

A Disney também assinou um contrato de US$ 90.000 com a Marinha, concordando em fazer 20 filmes de treinamento sobre tópicos como formas de localizar aviões inimigos. O estúdio em Burbank, Califórnia, logo viu soldados uniformizados marchando por todo lado. Em 1943, mais de 90% do trabalho da Disney estava relacionado aos esforços de guerra.

Depois do fim da guerra, em 1945, com uma década de atraso, a produção de Peter Pan finalmente começou a avançar. Mesmo com dúvidas que surgiram a partir do início oficial dos trabalhos, em que os animadores se perguntaram sobre o risco em adaptar uma história tão ousada, o projeto foi finalizado. O filme foi lançado em 1953 e se tornou um sucesso de bilheteria e um clássico amado da Disney até os dias de hoje.

As Aventuras de Peter Pan está disponível no catálogo no Disney+, assim como o seu recente live-action, Peter Pan e Wendy.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário