Peter Pan e Wendy | O live-action é muito assustador para crianças?

Capitao-Gancho-x-Peter-Pan Peter Pan e Wendy | O live-action é muito assustador para crianças?

O live-action Peter Pan e Wendy estreou no Disney+ e já se tornou o conteúdo de maior audiência do streaming, com muitos dizendo que o remake é um tanto sombrio quando comparado com a animação original de 1953. A produção vem do diretor David Lowery, conhecido por comandar Meu Amigo, O Dragão e A Lenda do Cavaleiro Verde. Mas alguns pais e responsáveis podem estar preocupados sobre a adaptação não ser tão aconselhável para o público infantil.

É notável que o remake parece mais assustador do que seu equivalente animado, embora o diretor tenha prometido que o filme não seria sombrio antes do lançamento. Como qualquer um dos live-actions da Disney, Peter Pan e Wendy tem uma classificação um pouco mais restrita do que a versão de 1953. Enquanto a animação tem classificação indicativa “Livre”, o live-action é aconselhado para espectadores a partir de 10 anos de idade.

De acordo com o Guia Prático de Audiovisual do Ministério da Justiça, produções que entram nessa faixa etária apresentam angústica, arma com violência, ato criminoso, linguagem depreciativa, medo ou tensão e ossada ou esqueleto com resquício de atos violentos.

Peter Pan e Wendy é aconselhável para crianças?

A princípio, ter o Capitão Gancho ameaçando matar Peter Pan, uma criança, pode ser assustador para alguns peguenos. Além disso, ainda que o filme quase não mostre sangue, ele inclui várias cenas de luta entre os Meninos Perdidos e os piratas, incluindo uma flecha atravessando a mão de um deles e James (o verdadeiro nome do Capitão Gancho) atingindo de raspão o peito de Peter Pan com sua espada.

Peter-Pan-e-Wendy-O-Crocodilo-e-Capitao-Gancho Peter Pan e Wendy | O live-action é muito assustador para crianças?

Como evidenciado pela classificação indicativa, crianças muito pequenas não são o público alvo de Peter Pan e Wendy. Falando de forma prática, o elemento mais assustador da história talvez seja o crocodilo, que já era aterrorizante na animação, mas que ficou ainda mais aterrorizante no live-action. O animal é apresentado na cena da Pedra da Caveira, quando ele ataca as pessoas, parte um barco ao meio e come pelo menos um pirata, ainda que somente a reação de Gancho seja mostrada.

Na sequência, é mostrado que alguns outros piratas também caem na água ao redor do crocodilo, sugerindo que eles estão em perigo e muito provavelmente serão comidos. No entanto, Peter, Wendy e o resto dos Meninos Perdidos escapam com segurança da criatura gigante.

Outro momento mais forte é quando são mostrados potes com mãos decepadas e o corpo em decomposição de uma fada morta no quarto do Capitão Gancho no navio. Sobre isso, Jude Law disse que esses elementos foram inseridos propositalmente para retratar um personagem “triste, com cicatrizes, e que fosse repugnante e assustador, e engraçado também“.

Potes-com-maos-em-Peter-Pan-e-Wendy Peter Pan e Wendy | O live-action é muito assustador para crianças?
Peter-Pan-e-Wendy-Corpo-de-uma-fada-morta Peter Pan e Wendy | O live-action é muito assustador para crianças?

Crianças também fazem parte da audiência pretendida da produção e, por isso, podem se divertir assistindo ao filme, desde que tenham 10 anos ou mais.

Peter Pan e Wendy apresenta Wendy Darling, uma jovem com medo de deixar sua casa de infância para trás, conhece Peter Pan, um menino que se recusa a crescer. Com seus irmãos e uma fada, Tinker Bell, ela viaja com Peter para o mundo mágico da Terra do Nunca. Lá, ela encontra o pirata perverso, Capitão Gancho, e embarca em uma aventura emocionante que vai mudar sua vida para sempre.

Peter Pan e Wendy já está disponível no catálogo no Disney+.

Atualizado em 01/05/2023

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário