A Disney revelou o orçamento dos episódios de Percy Jackson e os Olimpianos, colocando a nova série no mesmo patamar que The Mandalorian. A adaptação dos livros de Rick Riordan chega ao streaming em dezembro e traz a primeira versão da história para a TV que, diferente dos filmes lançados anteriormente, conta com a supervisão direta do autor. Por isso, os fãs estão ansiosos para conferir a produção, e parece que o estúdio investiu pesado no projeto.
De acordo com novas informações divulgadas pela Variety, cada episódio de Percy Jackson custou entre 12 e 15 milhões de dólares. Essa estimativa está no mesmo nível de uma das maiores séries do Disney+, The Mandalorian, spin-off da franquia Star Wars. Totalizando seis episódios, a primeira temporada inteira da adaptação da saga literária provavelmente custou entre 72 e 90 milhões de dólares.
Para fins de comparação, os dois filmes de Percy Jackson, lançados no inícios dos anos 2010, tiveram um orçamento de 95 e 90 milhões de dólares, respectivamente. Vale notar que, geralmente, séries não têm o mesmo investimento financeiro que produções para o cinema, o que indica o valor que o estúdio está colocando no programa para o streaming.
Os filmes fizeram Rick Riordan detestar adaptações
Há muito tempo, Riordan fala sobre seu descontentamento com os filmes da antiga 20th Century Fox, estrelados por Logan Lerman, Alexandra Daddario e Brandon T. Jackson. Em 2018, ele divulgou e-mails que havia escrito para a equipe de produção expressando sérias preocupações com o roteiro e o envelhecimento dos personagens.
No entanto, as questões jamais foram consideradas e o autor teve pouca participação nas decisões das produções. Isso quase fez com que ele desistisse de adaptar sua amada história em um live-action novamente.
“Depois da experiência com o filme, eu basicamente abandonei Hollywood por muito, muito tempo”, disse o escritor para a Variety. “Eu realmente não queria ter nada a ver com a indústria cinematográfica. Durante muitos anos, eu dizia: ‘Não quero me envolver. Não quero pensar em outras adaptações. Não quero mais’”.
Mas quando a Disney adquiriu o estúdio, Riordan sentiu um fio de esperança.
Ele conta: “Quando começou a ficar claro que algo aconteceria comigo ou sem mim, tive uma longa conversa com Becky, minha esposa. Dissemos: ‘Bem, se [não tem como evitar], provavelmente é melhor dar mais uma chance’. Meu sentimento sempre foi de que a televisão era o melhor formato para Percy, porque nos permite um tempo maior para contar mais da história. E para sermos mais fiéis ao material de origem, que é o que os fãs dos livros realmente gostariam de ver’”.
Percy Jackson e os Olimpianos chega ao Disney+ no dia 20 de dezembro de 2023.