Novo relatório afirma que a compra da Fox pela Disney foi um erro

20th-Century-e-Disney Novo relatório afirma que a compra da Fox pela Disney foi um erro

Um novo relatório diz que a compra feita pela Disney em 2019 da Fox foi um erro para a empresa. Há quase 4 anos, a Walt Disney Company concluiu o negócio que trouxe um império de entretenimento, com os direitos de estúdios como a 20th Century Studios, Searchlight Pictures, Fox Sports, FX Networks, Blue Sky Studios, entre muitos outros. Na época, o acordo custou US$ 71 bilhões e deu à companhia os benefícios de todo o lucro de muitas propriedades que pertenciam à corporação anteriormente.

No entanto, mesmo sendo dona de sucessos como Avatar: O Caminho da Água, um novo artigo afirma que a compra não foi uma boa estratégia para a Disney. De acordo o The Wrap, a intenção original da aquisição era aumentar o domínio da empresa em conteúdos destinados ao público adulto, como a trilogia Planeta dos Macacos, retomada nos últimos anos.

No entanto, segundo o estudo, por causa do declínio do cinema nos anos que sucederam a compra, especialmente em função da pandemia de COVID-19, o plano não deu tão certo quanto o esperado.

Com a ascensão do streaming, os lançamentos nas plataformas têm sido apostas muito mais certas – o que foi possível perceber até mesmo com as produções que estrearam nas telonas antes de alcançar um público maior no Disney+ ou Hulu/Star+.

A Disney ainda tem dívidas da Fox

Quando a Fox foi comprada, ela veio, além das franquias, com as dívidas que a empresa tinha. Parte desses encargos continuam, até hoje, sob responsabilidade da Disney. Atualmente, a companhia possui US$ 45 bilhões em despesas adquiridas no acordo de compra de 2019.

Isso resultou na multinacional ignorando a maioria do conteúdo da Fox, em vez de dedicar seus esforços nos produtos de sucesso dos estúdios. Dessa forma, ainda que Avatar 2 tenha recentemente sido fundamental no retorno do investimento feito em 2019 por Bob Iger, ele tem sido lento. 

Em última análise, se a Disney continuar negligenciando a Fox da mesma forma que faz com outras franquias, o pouco que obtém em lucro será somente absorvido pela dívida existente.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário