Novo episódio de Futurama copia história hilária de Os Simpsons

Futurama-e-Os-Simpsons Novo episódio de Futurama copia história hilária de Os Simpsons

O episódio mais recente da nova temporada de Futurama, série animada que havia parado há 10 anos, copia uma das maiores tramas de Os Simpsons. Ao longo dos anos, as duas produções tiveram muitas conexões com todos os tipos de easter eggs, referências, crossovers e elementos repetidos. No entanto, o revival do programa no Star+ trouxe, depois de muito tempo, uma das histórias mais significativas da animação ambientada em Springfield.

O filme de 2007 de Os Simpsons, também pensado pelo criador das duas séries, Matt Groening, mostra os governantes de Springfield descobrindo que a cidade é o lugar mais poluído do mundo. Como forma de solucionar o problema, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos coloca uma redoma de vidro gigante sobre o município a fim de prender toda a sua a população.

image-80 Novo episódio de Futurama copia história hilária de Os Simpsons

Agora, em Futurama, um recurso parecido foi usado no episódio intitulado “Relacionado Aos Produtos Que Você Viu” da 11ª temporada da animação. A história foca em uma versão satírica da Amazon, uma empresa chamada Momazon, que é visitada por Fry, Leela e Bender na Lua.

Para simbolizar o crescimento exponencial da companhia, o episódio mostra que o armazém da Momazon começa a crescer fisicamente, com o edifício esférico de metal prendendo a lua, a Terra, e, por fim, o sistema solar e depois o universo inteiro. No entanto, ao contrário do problema vivido pela população de Springfield, o problema foi resolvido (ou quase isso). 

image-81 Novo episódio de Futurama copia história hilária de Os Simpsons

Futurama também brinca com a Inteligência Artificial

Durante o episódio, a vilã da série que é constantemente revelada como responsável pela maioria dos problemas do mundo, Carol Miller, também conhecida como Mamãe, é também a dona da Momazon. Ela contrata robôs para fazer os trabalhos braçais de sua empresa, uma vez que eles não precisam ser pagos e não precisam de intervalos, portanto, de uma perspectiva comercial fria, o que parece uma solução muito óbvia.

Mas, como esperado, os robôs começam a dominar o universo, e Mamãe se recusa a impedi-los porque, tecnicamente, ainda estão lhe rendendo dinheiro. Pelo que a mãe sabe, esses robôs estão prestes a condenar toda a humanidade, inclusive ela mesma, mas ela os deixa continuar assim mesmo.

Esse detalhe não poderia deixar de ser comparado com a situação das greves de Hollywood, que foram começadas por artistas que, entre outras reivindicações, lutam para não serem substituídos pela Inteligência Artificial na indústria de entretenimento.

Novos episódios de Futurama chegam ao Star+ às segundas-feiras.

Atualizado em 21/08/2023

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário