Munich Games: conheça a série alemã sobre o Massacre nas Olimpíadas de 1972

Munich-Games-Star-Plus Munich Games: conheça a série alemã sobre o Massacre nas Olimpíadas de 1972

Munich Games, uma série alemã sobre o Massacre de Munique de 1972, estreou no Star+. A produção que mistura eventos históricos e ficção mostra uma policial que precisa lidar com novas ameaças 50 anos após o ato terrorista que marcou a Alemanha. O thriller de 6 episódios foi produzido pela Sky Studios e distribuído pela CBS.

A história se passa meio século após o Massacre de Munique, um ataque terrorista traumatizante contra a equipe olímpica de Israel nas Olimpíadas de 1972. Em 2022, no aniversário do evento, a cidade está promovendo um jogo de futebol amistoso entre um clube de futebol israelense e um alemão. Tudo está sendo feito para que a partida seja segura e pacífica, mas quando as coisas começam a desmoronar, parece que a história está se repetindo. 

Agora, Oren Simon, agente do Mossad, oficialmente conhecido como Instituto para a Inteligência e Operações Especiais, órgão israelense responsável pelo combate ao terrorismo, e Maria Köhler, da LKA, Agência Estadual de Polícia Criminal na Alemanha, precisam se juntar para investigar a nova situação.

O elenco de Munich Games conta com Seyneb Saleh como Maria Köhler, Yousef Sweid como Oren Simon, Robert Maaser, Sebastian Rudolph, Shadi Mar’i, Dov Glickman, entre outros. Criada por Michal Aviram, a produção é dirigida por Philipp Kadelbach e tem Aviram e Martin Behnke no roteiro.

Entenda o Massacre de Munique

O incidente é também conhecido como “Tragédia de Munique”. Na madrugada de 5 de setembro de 1972, um grupo militante palestino conhecido como Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica e fez reféns membros da equipe olímpica de Israel. Os terroristas exigiam a libertação de prisioneiros palestinos e de outros associados a grupos extremistas que estavam presos em Israel e em outros países.

Durante o sequestro, dois atletas israelenses foram mortos, e os esforços de negociação se estenderam ao longo do dia. Eventualmente, os terroristas e os reféns foram levados para o aeroporto de Munique, onde se planejava uma fuga de avião. No entanto, um resgate desastroso pela polícia alemã resultou na morte de todos os nove reféns israelenses restantes, bem como de cinco dos oito sequestradores e de um policial alemão.

O massacre de Munique teve um profundo impacto nos Jogos Olímpicos e nas relações internacionais. Após um breve período de suspensão, os jogos continuaram, mas o incidente lançou uma sombra sobre o evento e levou a um aumento significativo das medidas de segurança em futuros Jogos Olímpicos.

O ataque também intensificou o conflito Israel/Palestina e desencadeou uma série de ações retaliatórias por parte de Israel, conhecidas como “Operação Cólera de Deus”, visando membros e aliados do Setembro Negro e de outros grupos militantes palestinos.

Todos os 6 episódios de Munich Games estão disponíveis no Star+.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário