‘Mundo Estranho’ explora mitologia usada por Stephen King e Pokémon

Mundo-Estranho-Ethan-e-Searcher-Clade 'Mundo Estranho' explora mitologia usada por Stephen King e Pokémon

Mundo Estranho é uma aventura de proporções épicas que se baseia na mitologia para abordar assuntos bastante atuais. O filme é o 61º da Disney Animation e conta a história dos Clade, uma família de exploradores que precisa lidar com seus problemas enquanto descobrem um novo mundo. A animação mostra uma jornada cheia de elementos fantásticos e criaturas extraordinárias.

Não é incomum ver a Disney se basear em contos clássicos para criar o universo de seus filmes. Em Mundo Estranho, isso não é diferente, mas o que separa esse enredo dos outros é a sua origem. A reviravolta mais importante da história é baseada em um mito antigo e é uma metáfora importante do estúdio.

A produção dirigida por Don Hall se passa em Avalonia, uma civilização existente dentro de um anel de montanhas sem fim. Ali, Searcher encontra uma planta chamada Pando, que possui uma funcionalidade elétrica incrível que dá à região a evolução tecnológica que ela precisa.

Contudo, mais de duas décadas depois, a planta começa a perder seu poder por razões desconhecidas, e o agricultor precisa se juntar à sua família de exploradores para encontrar uma solução.

Lá, Searcher e seu pai lutam para salvar o Pando enquanto descobrem que o mundo subterrâneo pelo qual eles viajam na verdade é o interior de uma criatura gigante que parece uma tartaruga. Eles entendem, então, que estão lutando contra o próprio sistema imunológico da criatura e que a planta está matando-a, mudando seu objetivo para protegê-la.

O que é o Mito da Tartaruga Cósmica?

Tartaruga-Cosmica 'Mundo Estranho' explora mitologia usada por Stephen King e Pokémon

Na revelação, Mundo Estranho usa como base um dos mitos mais antigos do mundo: a tartaruga cósmica gigante que carrega o planeta – sustentado por quatro elefantes – nas costas enquanto a conduz pelo espaço.

Com algumas variações, a teoria ocorre nas mitologias hindu, chinesa e dos povos indígenas das Américas, e já foi adaptada por Stephen King em seu livro It: A coisa com a tartaruga Maturin, pelo escritor Terry Pratchett na série de livros Discworld, e até mesmo na franquia Pokémon com o personagem Torterra.

No geral, todo o enredo de Mundo Estranho é uma enorme metáfora para as mudanças climáticas e sobre como a humanidade tem tratado seu planeta. O mito da tartaruga parece ter sido colocado como ponto central para fornecer uma mensagem aos habitantes da Terra.

Mundo Estranho está disponível no catálogo do Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

1 comentário em “‘Mundo Estranho’ explora mitologia usada por Stephen King e Pokémon”

Deixe um comentário