‘Mundo Estranho’ acabou com tradição de mais de 10 anos da Disney

Mundo-Estranho-Ethan-e-Searcher-Clade 'Mundo Estranho' acabou com tradição de mais de 10 anos da Disney

Mundo Estranho quebrou uma tradição de mais de 10 anos da Disney quando os indicados ao Oscar 2023 foram anunciadas na semana passada. O lançamento mais recente da Disney Animation foi o único do estúdio em 2022 e não teve uma bilheteria excelente, sendo, na verdade, uma das piores apostas da empresa nos últimos anos. Esse resultado acabou refletindo também na premiação mais aclamada do cinema.

Com várias controvérsias que atingiram a bilheteria de Mundo Estranho, o filme acabou tendo sua reputação prejudicada. Por isso, a temporada de premiações está acontecendo e a produção tem ficado de fora, sendo o primeiro lançamento da Disney Animation a não ser indicado a uma categoria do Oscar em dez anos. Em 2011, O Ursinho Pooh havia sido o último do estúdio a não aparecer na premiação.

Antes dele, a Disney Animation, principalmente, viveu uma década incerta, cheia de lançamentos que também não foram tão bem quanto o esperado e que não foram vistos do Prêmio da Academia. Eles são: A Família do Futuro, O Galinho Chicken Little, Nem Que a Vaca Tussa, Atlantis: O Reino Perdido, Dinossauro e Fantasia 2000. Essa série de desapontamentos foi um baque para o estúdio após a Era da Renascença, que trouxe alguns dos clássicos mais recentes da animação durante os anos 90.

Por que Mundo Estranho não foi indicado?

Embora a ausência de Mundo Estranho nas premiações tenha sido fora do padrão para a Disney, não é tão inusitado neste período. Somado ao fracasso do filme com o público, 2022 também foi um ano particularmente bom as animações em geral. Com filmes como Gato de Botas 2: O Último Pedido, Pinóquio por Guillermo del Toro e Marcel the Shell with Shoes On sendo lançados no mesmo ano, a Disney teve uma forte concorrência.

Além disso, todos os cinco indicados a Melhor Filme de Animação no Oscar tiveram pontuações acima de 90% no Rotten Tomatoes, diferente dos 72% do lançamento do estúdio, mostrando que ele simplesmente não merece uma nomeação este ano.

As produções presentes na categoria são Pinóquio por Guillermo Del Toro, Marcel the Shell with Shoes On, Gato de Botas 2: O Último Pedido, A Fera do Mar e Red – Crescer é uma Fera.

Mundo Estranho está disponível no catálogo do Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário