Mulher que morreu aos 109 anos NÃO inspirou ‘Viva: A Vida é uma Festa’

Miguel-e-Mama-Ines-Viva-A-Vida-e-uma-Festa Mulher que morreu aos 109 anos NÃO inspirou 'Viva: A Vida é uma Festa'

O diretor de Viva: A Vida é uma Festa esclareceu as supostas inspirações de Mamá Inês em uma senhora que faleceu com 109 anos de idade. A animação da Pixar de 2017 é ambientada no México e apresenta o universo das festividades do Dia de los Muertos que acontece todos os anos no país. Embora o filme tenha Miguel como protagonista, sua bisavó tem uma parte muito grande na história, já que ela é filha de Héctor, quem ele conhece no Mundo dos Mortos.

Ontem (16), María Salud Ramírez Caballero, a mulher que se acreditava ter inspirado a personagem Mamá Inês no longa da Pixar, morreu. A idosa de incríveis 109 anos faleceu em sua cidade natal, Santa Fe de la Laguna, no estado mexicano de Michoacán. Ela nasceu em 16 de setembro de 1913, de acordo com o TMZ, que cita Roberto Monroy, secretário de Turismo do local.

Embora María Caballero tenha ficado conhecida como a pessoa que baseou a importante personagem de Viva: A Vida é uma Festa, parece que não foi bem assim. Após seu falecimento, o diretor da animação, Lee Unkrich, esclareceu que ela, na verdade, não foi usada como inspiração pelo time criativo da produção. Através de sua conta no Twitter, o cineasta disse:

Sinto muito pela perda dessa família, mas gostaria de lembrar a todos que essa história não é verdade. Mamá Inês não foi baseada em nenhuma pessoa [única] real que conhecemos em nossas viagens”.

Eu sei a verdade e a família sabe a verdade, e vou deixar por isso mesmo”, ele continuou em outro post. “Eu mando meus sentimentos para eles. María era claramente uma mulher incrível e uma matriarca amorosa”.

Entenda a suposta inspiração da personagem

Mama-Ines-e-Maria-Salud-Ramirez-Caballero Mulher que morreu aos 109 anos NÃO inspirou 'Viva: A Vida é uma Festa'

Embora María tenha ficado conhecida localmente como Mama Inês, a Disney nunca a creditou formalmente como a inspiração para a personagem. No entanto, de acordo com algumas alegações, ela teria afirmado já ter sido fotografada pela equipe do filme.

Em 2017, o The New York Times informou que a produção da animação vencedora do Oscar baseou a família animada “em famílias do mundo real com as quais se incorporaram enquanto visitavam os estados mexicanos de Oaxaca e Guanajuato entre 2011 e 2013”. 

Viva: A Vida é uma Festa está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário