Mulan | 7 coisas que a Disney mudou do conto original

Mulan-Disney Mulan | 7 coisas que a Disney mudou do conto original

O lançamento de 1998 da Disney Animation introduziu o público à lenda de Mulan, mas há mudanças significativas entre o clássico animado e o conto original da guerreira mais famosa da China. O poema chinês em que a trama se baseia se chama A Balada de Hua Mulan, com o live-action de 2020 chegando muito mais perto da história que inspirou a animação. Mesmo assim, muitos elementos, especialmente os místicos, divergem bastante da obra inicial.

Por isso, confira as 7 principais coisas que os filmes da Disney mudam em relação à história de Hua Mulan, que significa Flor de Magnólia, um símbolo da cultura chinesa desde os tempos antigos.

1 – A guerra original durou muito mais tempo

Mulan-batalha Mulan | 7 coisas que a Disney mudou do conto original

Tanto na animação quanto no live-action, Mulan permaneceu na guerra apenas por alguns meses. Na lenda original, contudo, Mulan lutou disfarçada por 12 anos. 

A mudança é compreensível, já que seria muito mais difícil explicar como a protagonista foi capaz de manter a aparência de ser um homem por doze anos em um longa-metragem, além de correr o risco do público perder o interesse.

2 – Mulan não é filha única na lenda original

Mulan-Cachorro-Irmaozinho Mulan | 7 coisas que a Disney mudou do conto original

Em A Balada de Hua Mulan, a guerreira central tem um irmão mais novo que é muito jovem para lutar na guerra. Em outras adaptações chinesas da história, ela ganha um irmão de 5 anos e uma irmã de 9. Já no live-action, ela também tem uma irmã mais nova chamada Hua Xiu.

Na animação original da Disney, no entanto, qualquer um de seus irmãos que apareciam na lenda original, de acordo com relatos, foram substituídos somente por um cachorro chamado Irmãozinho.

3 –  Mulan originalmente era uma lutadora experiente antes da guerra

Mulan-lutando Mulan | 7 coisas que a Disney mudou do conto original

Na lenda original, Mulan já é uma arqueira e lutadora experiente antes de entrar na guerra. Isso é muito diferente do filme de animação da Disney, que a mostra aprendendo a ser um soldado. 

Enquanto Mulan é ensinada por seu pai no poema original, a versão de 2020 a apresenta como uma lutadora naturalmente talentosa que é aventureira desde pequena. Uma diferença importante é que, ao contrário do poema, no qual as habilidades de Mulan são uma fonte de orgulho paternal, o live-action descreve suas habilidades como uma decepção para seus pais.

4 – A lenda original não inclui um interesse amoroso

Chen-Honghui-e-Mulan Mulan | 7 coisas que a Disney mudou do conto original

Enquanto a lenda original não dá um par romântico para Mulan, focando somente em sua missão de guerra, as duas adaptações dão à personagem um interesse amoroso. 

Na animação, o romance de Mulan é Li Shang, o líder de mais alto escalão do Exército Imperial. Já no filme 2020, embora a história de amor seja menos pronunciada do que a obra de 1998, a personagem ainda tem um interesse amoroso chamado Chen Honghui. 

5 – Originalmente não existem elementos fantásticos na história

Mulan-e-o-dragao Mulan | 7 coisas que a Disney mudou do conto original

O desvio mais marcante do poema original está presente em ambas as adaptações da Disney. A personagem original não é auxiliada por um dragão falante e um grilo sortudo como no filme de animação, e nem mesmo pelos fantasmas ancestrais que parecem ter poderes mágicos.

Tampouco a bruxa ou fênix que aparecem no live-action e que se aliam à guerreira para ajudá-la em sua jornada. Ao invés disso, a história tem um tom mais realista e não se guia por nenhum tipo de misticismo.

6 – Mulan não é descoberta até retornar para casa

Mulan-com-a-lanca Mulan | 7 coisas que a Disney mudou do conto original

No poema chinês, Mulan volta para a casa antes de revelar ao exército que é uma mulher. Já na animação, sua identidade é mostrada após ela se ferir em uma batalha, o que deixa Li Shang furioso.

O live-action, contudo, retrata Mulan se revelando voluntariamente como uma mulher após uma interação com Xianniang, dizendo ao exército que está disposta a ser executada por sua traição. Em ambos os filmes da Disney, ela não é executada, mas sim dispensada do exército.

7 – O final da Disney tem um final mais feliz do que o original

Mulan-na-Cidade-Imperial Mulan | 7 coisas que a Disney mudou do conto original

A adaptação da Disney de 1998 encontra um final feliz com a Cidade Imperial se curvando a Mulan, seu pai anunciando que está orgulhoso dela e seu interesse amoroso, Li Shang, a acompanhando. Além disso, Mushu é reintegrado como guardião da família Fa e os ancestrais dão uma festa para comemorar. 

Embora esse final não seja muito diferente do original, há uma versão muito mais sombria de Mulan que também é popular. No conto original, o imperador oferece a ela uma posição em sua Guarda Imperial, proposta que ela recusa antes de voltar para casa, que acaba sendo mais parecido com o live-action de 2020.

Ambas as adaptações de Mulan estão disponíveis no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário