Marvel esclarece mistério do Capitão América no final de Vingadores: Ultimato

Chris-Evans-Steve-Rogers Marvel esclarece mistério do Capitão América no final de Vingadores: Ultimato

Desde o épico desfecho de Vingadores: Ultimato, uma pergunta tem pairado sobre os fãs da Marvel: o mundo realmente ficou sabendo sobre o final feliz do Capitão América? Quatro anos após o lançamento do filme, a Marvel finalmente nos trouxe uma resposta sobre o destino de Steve Rogers no MCU.

O encerramento da saga de Chris Evans como o lendário Primeiro Vingador foi uma rara ocasião de final feliz, especialmente considerando o trágico destino de muitos de seus companheiros. No entanto, sempre houve uma dúvida persistente: as pessoas da linha do tempo principal do MCU sabiam a verdadeira história do Capitão?

Embora Falcão e o Soldado Invernal tenha deixado claro que o Capitão América original não estava mais presente, a série do Disney+ não esclareceu o que aconteceu com Steve Rogers após sua decisão de retornar aos anos 1940. As Fases 4 e 5 do MCU brincaram com o final de Vingadores: Ultimato, mas evitaram mexer no desfecho do Capitão.

Revelações no livro de Scott Lang

Steve-Rogers-e-Peggy-Carter-1024x576 Marvel esclarece mistério do Capitão América no final de Vingadores: Ultimato

Scott Lang, em seu livro autobiográfico dentro do MCU (mas real nas livrarias) “Look Out For The Little Guy”, revelou que a missão do Capitão América de devolver as Joias do Infinito às suas linhas do tempo – e sua escolha de permanecer com Peggy – nunca foram divulgadas ao grande público. O livro foi “encomendado” pelos Vingadores para elucidar os eventos desde o estalo de Thanos até a vitória na Batalha da Terra.

No entanto, o livro omite certos detalhes. A morte do Homem de Ferro e o fato de que o guardião da Joia da Alma era o Caveira Vermelha são evitados. E, crucialmente, nada é mencionado sobre o Capitão América retornando ao passado ou seu retorno como um idoso nos últimos momentos de Ultimato.

O MCU já havia sinalizado que nunca iria contar a história dessa segunda chance na vida do Capitão América. A decisão de Steve Rogers de guardar esse segredo mostra o respeito e a integridade do personagem. Mesmo que os fãs da Marvel desejassem saber se o Capitão América operou em segredo após viajar de volta ao passado, qualquer retcon poderia ser entendida como um insulto ao personagem.

Caso o Capitão América retorne em um futuro filme da MCU, é improvável que vejamos novamente esta versão de Steve Rogers. O final do Capitão América em Ultimato é o desfecho que o personagem de Chris Evans merecia. E, assim como é provável que o Wolverine de Hugh Jackman em Deadpool 3 seja uma Variante diferente daquele que morreu em Logan, a melhor maneira de respeitar esse final perfeito é justamente evitá-lo.

O fato de a MCU escolher não revelar sua história ao público, através das palavras do Homem-Formiga, é uma maneira adequada de honrar e proteger esse capítulo crucial do filme. E, embora possa deixar os fãs com um desejo persistente de mais, essa escolha reforça a importância de preservar a magia e o mistério em torno do Capitão América.

Vingadores: Ultimato está disponível no Disney+.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

8 comentários em “Marvel esclarece mistério do Capitão América no final de Vingadores: Ultimato”

  1. Estranho como alterar o passado não altera nada do futuro e ele conseguiu alterar o futuro alterando o passado. (Ainda não li o artigo).

    Responder
  2. Era pra ter uma série do capitão América já em cima dessa base aparte desse exato momento ao devolver as joias, contando como foi a missão até chegar nessa sena finale que o gavião recebe o escudo, creio que pelo menos ria uma boa resposta sem definir k fim do capitão América e o desfecho de sua sua escolha ao ficar em 1940 com sua amada.

    Responder
  3. O final do Capitão América nao tem nada de feliz, foi o menos digno de todos. Ele nunca superou o passado, perturbou o passado, mesmo eles concordando que não alterariam a linha do tempo, e pior mesmo sabendo que a Peggy tinha sido feliz, tinha tido marido e filhos, agiu de maneira totalmente egoísta

    Responder
    • Posso estar errada, mas se vc seguir o raciocínio de como funciona a viagem no tempo do MCU, esta é justamente a beleza da coisa pq ele não mudou nada. Se tivesse mudado, teria criado uma nova linha do tempo, pois está linha tem um passado já escrito.. o que ficou subentendido no final foi que o marido e filhos da Peggy? Sempre foi o Steve. Ele era o marido dela que nunca aparecia, os filhos dela são filhos com ele, só não sabíamos disso. Ele teve sim um final digno e feliz.

      Responder
  4. “…o livro omite certos detalhes. A morte do Homem de Ferro…”
    Como assim, ninguém sabe que Tony Stark morreu? Vimos várias homenagens pra ele em Homem Aranha Sem Volta pra Casa e Miss Marvel.

    Responder

Deixe um comentário