Johnny Depp e Jeff Beck respondem acusação de plágio


Jeff-Beck-e-Johnny-Depp Johnny Depp e Jeff Beck respondem acusação de plágio

Após serem acusados de plágio, Johnny Depp e Jeff Beck estão analisando as alegações que uma de suas músicas é copiada de um ex-detento. Na última quinta-feira (4), a dupla, que recentemente lançou o álbum “18”, ganhou atenção por ter supostamente roubado trechos de um poema de Slim Wilson, o pseudônimo de um homem que cumpriu pena por assassinato e assalto à mão armada. 

Agora, uma resposta às acusações foi divulgada pela assessoria da dupla. Após a publicação, um porta-voz disse ao The Guardian: “Estamos revisando o inquérito relacionado à música ‘Sad Mother****in’ Parade’, no álbum 18, de Jeff Beck e Johnny Depp. Se apropriado, créditos de direitos autorais serão adicionados a todas os formatos do álbum”.

De acordo com o documentarista Bruce Jackson, que conheceu Wilson enquanto estudava as experiências de detentos na década de 1960, a canção de Depp e Beck usa várias das mesmas linhas do poema “Hobo Ben”, que era um dos textos presentes em seu álbum lançado em 1974, “Get Your Ass in the Water and Swim Like Me”.

O encarte de 18 credita a dupla de músicos como os únicos compositores. No entanto, a autoria original da obra, que foi transmitida através de uma tradição oral competitiva, pode ser impossível de rastrear, assim como os direitos autorais originais. No entanto, é importante notar que quem possui a propriedade legal do poema é o cineasta, e não o autor. Por isso, a questão pode acabar se tornando mais sobre ética do que royalties.

Mesmo assim, Jackson expressou sua opinião sobre o álbum, dizendo: “Não sei se esse álbum está vendendo. Eu vi alguns comentários que eu ficaria muito envergonhado se eles fossem sobre o meu álbum. Mas se está vendendo, Johnny Depp está ganhando muito dinheiro com isso. Deveria ir para ele, ou para algum lugar que ajude as pessoas que produziram essa cultura?”. 

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 05/08/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.