James Cameron revelou que espera poder tirar um tempo entre o terceiro e quarto Avatar para trabalhar em um filme baseado no bombardeio em Hiroshima. O Caminho da Água estreou há dois meses nos cinemas e, junto com o restante da franquia, tem tomado quase todo o tempo do diretor de 68 anos. No entanto, parece que ele tem a intenção de lançar outros filmes antes de terminar o grande projeto em que está envolvido.
Em uma entrevista com o Los Angeles Times, o cineasta revelou o projeto que está desenvolvendo e para o qual ele espera poder se dedicar depois do lançamento de Avatar 3.
“Vivemos em um mundo mais precário do que pensávamos”, Cameron explicou, refletindo sobre a guerra na Ucrânia e o ressurgimento do nacionalismo. “Acho que o filme de Hiroshima seria mais oportuno do que nunca. Isso lembra às pessoas o que essas armas realmente fazem quando são usadas contra alvos humanos”.
Ele se refere a um filme chamado The Last Train From Hiroshima: The Survivors Look Back (O Último Trem de Hiroshima: Os Sobreviventes Relembram, em uma tradução livre). Trata-se de um projeto baseado no livro do autor Charles R. Pellegrino, cuja pesquisa incluiu uma entrevista com o falecido Tsutomu Yamaguchi, o único sobrevivente conhecido dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki.
O bombardeio atômico a Hiroshima e Nagasaki
O bombardeio de Hiroshima foi um ataque nuclear realizado pelos Estados Unidos em 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. A bomba, apelidada de “Little Boy”, foi lançada do bombardeiro B-29 chamado Enola Gay e explodiu com uma enorme força equivalente a 15 quilotons de TNT. O impacto destruiu grande parte da cidade, matando instantaneamente cerca de 70.000 pessoas e muitas outras morreram mais tarde devido aos efeitos da radiação.
Três dias depois, Nagasaki também foi bombardeada com uma bomba atômica, matando mais 40.000 pessoas. Esses eventos levaram à rendição do Japão e ao fim da Segunda Guerra Mundial. O bombardeio de Hiroshima é considerado um dos momentos mais sombrios e controversos da história da humanidade.
Cameron também está trabalhando em um remake de Viagem Fantástica
Embora possa parecer que Cameron não tenha muito tempo entre as produções das sequências de Avatar, o diretor está participando de alguns outros projetos interessantes no caminho. Um deles, por exemplo, é um remake da ficção científica dos anos 60, Viagem Fantástica.
O longa está sendo escrito por um dos membros da equipe criativa da franquia sobre os Na’vi, Shane Salerno, que o cineasta chamou de implacável, dizendo ao LA Times: “Shane tem muita energia, muita energia positiva”. O projeto deve contar com Cameron como produtor e Guillermo Del Toro como diretor.
Além disso, ele também comanda a série de documentários Segredos, que mergulham na vida de animais como baleias, elefantes, polvos, abelhas e pinguins. Cada um desses tópicos ganhará seu próprio lote de episódios produzidos por Cameron para a National Geographic.
Avatar: O Caminho da Água continua em cartaz nos cinemas, ainda sem data para chegar ao Disney+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus