Indiana Jones: Spielberg se arrepende de ter deixado Harrison Ford fazer cena clássica e perigosa


Indiana-Jones-Cena-Perigosa-1024x576 Indiana Jones: Spielberg se arrepende de ter deixado Harrison Ford fazer cena clássica e perigosa

Depois que Harrison Ford ganhou popularidade interpretando Han Solo em Star Wars, Steven Spielberg resolveu colocar o ator em sua próxima franquia de sucesso: Indiana Jones

A respeito disso, uma curiosidade que parte do público pode não saber é que o intérprete do arqueólogo não tinha dublê para todas as suas cenas de ação. Muitas sequências perigosas era ele mesmo que fazia. Em um artigo do American Cinematographer de 2017, Spielberg se aprofundou na questão.

O diretor confessa que se achou um idiota por ter deixado Ford fazer as cenas, com destaque para a famosa cena da pedra gigante que persegue Indy, em Caçadores da Arca Perdida.

Um dublê teria que esconder o rosto, então Harrison se ofereceu para fazer. E ele conseguiu! Havia cinco tomadas da rocha de cinco ângulos diferentes – cada uma feita separadamente, cada uma feita duas vezes – então ele teve que correr do pedregulho dez vezes. E ganhou as dez vezes e superou as probabilidades. Ele teve sorte – e eu fui um idiota por deixá-lo tentar”, contou Spielberg.

image-25 Indiana Jones: Spielberg se arrepende de ter deixado Harrison Ford fazer cena clássica e perigosa
Indiana Jones fugindo da pedra gigante

Ainda que falsa, a rocha era perigosa

O diretor ainda conta que a própria rocha era um risco para os atores e a equipe. De acordo com Spielberg, embora fosse somente um objeto de cena, a peça poderia causar grandes estragos. Ela tinha quase 4 metros de altura e pesava mais de 130 kg!

Para operar a pedra, eles usaram uma espécie de trilho que ficava escondido nas formações rochosas falsas que tinham no chão do estúdio e todo o mecanismo funcionava junto com o cenário para que fosse possível mover a rocha por um espaço de 36 metros.

Fizemos um grande esforço para criar uma rocha de 3,5 metros de fibra de vidro, madeira e gesso precisamente para que não pesasse tanto quanto uma pedra do mesmo tamanho. Então, de uma forma ou de outra, ainda poderia ter causado danos corporais a qualquer um que caísse embaixo dela...”, enfatizou Spielberg.

No entanto, 40 anos depois, as tecnologias foram extensamente desenvolvidas e qualquer cena como essa no próximo filme serão, certamente, filmadas com muito mais segurança do que a famosa abertura de Caçadores da Arca Perdida.

Indiana Jones 5 estreia em 29 de julho de 2022.

Veja também

Indiana Jones 5: Imagens do set revelam visual de Harrison Ford para o filme
Vilão de Indiana Jones 5 será um Cientista Nazista trabalhando para a NASA
Indiana Jones inspirou o primeiro Piratas do Caribe? Entenda!
Disney estaria desenvolvendo série sobre Han Solo

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 15/06/2021


Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.