Indiana Jones inspirou o primeiro Piratas do Caribe? Entenda!

Jack-Sparrow-e-Indiana-Jones-1024x576 Indiana Jones inspirou o primeiro Piratas do Caribe? Entenda!

O primeiro filme de Piratas do Caribe foi um enorme sucesso. Lançado em 2003, a Maldição do Pérola Negra combinava comédia, terror, ação e efeitos especiais em uma primeiro longa que surpreendentemente agradou o público e a crítica.

No entanto, antes de sua estreia, a Disney não estava apostando somente no potencial do enredo, uma vez que histórias de piratas não estavam muito em alta na época. Por isso, os roteiristas Ted Elliot e Terry Rossio resolveram adicionar algumas referências a filmes famosos.

Para começar, Indiana Jones é a mais clara inspiração em Piratas do Caribe, já que as duas franquias combinam elementos sobrenaturais com aventuras clássicas. A referência mais óbvia, contudo, está presente em alguns dos elementos de cenários que são baseadas no design de produção de Os Caçadores da Arca Perdida, com destaque para o vestido que Elizabeth usa no jantar de Barbarossa, que é muito similar ao figurino de Marion em uma cena da mesma natureza: um jantar com o vilão, Belloq.

Outra obra de Steven Spielberg que emprestou alguns elementos para Piratas do Caribe foi Tubarão, de 1975. Em uma entrevista, a dupla de roteiristas revelou que a cena em que o Capitão Barbarossa conta para Elizabeth a história da maldição foi inspirada no monólogo inquietante de Robert Shaw no filme do aclamado diretor. 

Capitão Gancho, de Peter Pan, pode substituir Jack Sparrow em Piratas do Caribe
Próximo filme de Piratas do Caribe vai tirar sarro de Jack Sparrow

Indiana Jones 5: Imagens do set revelam visual de Harrison Ford para o filme
Vilão de Indiana Jones 5 será um Cientista Nazista trabalhando para a NASA [Rumor]

Além disso, um filme do diretor Richard Donner, conhecido por comandar a franquia Máquina Mortífera, também foi usado como inspiração para uma parte importante de A Maldição do Pérola Negra. A obra em questão é um filme menos conhecido, chamado O Feitiço de Áquila, de 1985.

Esse longa deu uma ideia para a resolução de um problema: eles queriam que os vilões fossem esqueletos desde o começo, mas também queriam mostrar o rosto dos atores. Para isso, como na trama da década de 80, os piratas, sob a maldição, se transformariam nas criaturas zumbificadas somente na parte da noite.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Redação GDPB

O Guia Disney+ Brasil é um site não oficial dedicado a divulgar dicas, promoções, novidades, análises, lançamentos, comparações, tendências e tudo mais que envolva os serviços de streaming da Disney.

Deixe um comentário