Greta Gerwig diz que Barbie é como Planeta dos Macacos

Barbie-Margot-Robbie Greta Gerwig diz que Barbie é como Planeta dos Macacos

A diretora de Barbie, Greta Gerwig, comparou a Barbielândia com o universo de Planeta dos Macacos. O filme, que está prestes a estrear nos cinemas, é centrado na cidade da boneca da Mattel, onde todo dia é uma festa, até que a Barbie de Margot Robbie tem uma crise existencial que a leva a embarcar em uma jornada para o mundo real. No entanto, de acordo com a diretora, o local pode ser familiar para o público de uma forma inesperada.

Planeta dos Macacos conta uma história que reimagina o conceito de humanidade e explora uma sociedade que funciona de uma forma diferente da real. Em uma entrevista a Rolling Stones durante as promoções de Barbie, a diretora Greta Gerwig comparou o universo da boneca mostrado em seu filme com o da adaptação cinematográfica do romance de Pierre Boulle.

Eu sou feminista”, ela explicou em resposta à perspectiva feminista que o público apontou no roteiro do longa. “Mas esse filme também trata da ideia de que] qualquer tipo de estrutura hierárquica de poder que se mova em qualquer direção não é tão boa. Você vai até a Mattel e ela realmente diz: ‘Ah, a Barbie é presidente desde 1991. A Barbie foi à Lua antes que as mulheres pudessem ter cartões de crédito’”. 

A partir disso, extrapolamos que Barbielândia é esse mundo invertido [onde as Barbies governam e os Kens são uma classe inferior]”, ela continuou. “A estrutura inversa do que quer que seja Barbielândia é quase como o Planeta dos Macacos. Você pode ver como isso é injusto para os Kens porque é totalmente insustentável”.

Gerwig conta como Barbie mostra a experiência humana

Em contraponto à sociedade da Barbielândia, a diretora explicou como o filme traz o aspecto humano para a jornada da personagem titular.

Penso no filme como humanista acima de tudo”, Gerwig disse. “O modo como a Barbie atua na Barbielândia é totalmente contínuo com seu ambiente. As casas nem mesmo têm paredes, porque você nunca precisa se esconder, pois não há nada do que se envergonhar ou ficar constrangida. E, de repente, você se encontra no mundo real e deseja se esconder, essa é a essência do ser humano”.

Barbie estreia nos cinemas no dia 20 de julho. Todos os filmes de Planeta dos Macacos estão disponíveis no Star+.

Atualizado em 17/07/2023

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário