Gravity Falls: 2 protagonistas podem ter codificação queer; saiba quais!

Gravity-Falls-Um-Verao-de-Misterios Gravity Falls: 2 protagonistas podem ter codificação queer; saiba quais!

Gravity Falls: Um Verão de Mistérios, série que constantemente está entre as mais assistidas do Disney+, apresenta alguns personagens LGBTQ+, mas ainda há outros que parecem ter codificação queer, a prática de incluir sinais ou imagens em um personagem fictício para sugerir sua identidade sexual ou gênero sem afirmar diretamente.

A série animada, criada por Alex Hirsch, estreou no Disney Channel em 2012 e durou duas temporadas que demoraram 4 anos para serem exibidas enquanto a produção era deslocada para o Disney XD. Atualmente, os 40 episódios e algumas das inúmeras séries de curtas estão disponíveis no Disney+.

Gravity Falls tem um universo aparentemente repleto de personagens que estão no espectro LGBTQ+, embora poucos sejam explicitamente rotulados como tal. Não é surpresa, então, que, mesmo 10 anos depois do lançamento, os fãs tenham começado a perceber alguns dos personagens como queer.

Dois deles são os protagonistas Dipper, que os fãs já questionaram se poderia ser transgênero, e Wendy, que já apresentou algumas evidências contrárias ao heteronormativo. 

Por que as pessoas entendem Dipper e Wendy como queer?

A produção foca no relacionamento de Dipper com a masculinidade em vários momentos diferentes. Um exemplo é o episódio em que ele quer deixar crescer os pelos no peito, ganhar músculos e ter uma voz mais grossa, uma pressão que muitos homens trans sentem para serem aceitos na sociedade. Em outra situação ele também é mostrado usando uma camiseta para ir à piscina, ação também comum para os que querem esconder o peito.

Já em Wendy, parte do que os fãs consideram suspeito é sua estética masculinizada. Muitas de suas ações podem ser explicadas por influência da sua criação em uma família de homens, desde seu pai solteiro até seus três irmãos mais novos. Contudo, até o criador da série vê uma possibilidade na vivência queer da personagem, como demonstrou ao responder um fã no Twitter que ela pode ser lésbica ou bi.

Gravity Falls sofreu censura pela Disney

Durante a época em que estava no ar, o seriado teve dificuldades com a censura imposta pela Disney em relação à inclusão de figuras LGBTQ+. O criador e showrunner já revelou que pretendia incluir mais representação, mas encorajou os fãs dizendo que há muito espaço para ler muitos personagens da animação como queer. No final das contas, um policial pôde ser confirmado como gay durante a série.

Todas as temporadas de Gravity Falls estão disponíveis no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário