Gravity Falls: A série animada da Disney que mudou tudo

Gravity-Falls-Disney-Plus Gravity Falls: A série animada da Disney que mudou tudo

Gravity Falls: Um Verão de Mistérios continua sendo uma das melhores séries de animação da Disney. O programa cativou o público com sua narrativa inteligente e engraçada, personagens únicos e intrigantes e mistérios sobrenaturais. Uma das evidências de seu sucesso é a constante presença do desenho na lista dos conteúdos mais assistidos pelos assinantes do Disney+.

Lançada há mais de 10 anos, a série abriu caminho para uma nova tendência neste formato, sendo o primeiro de muitos exemplos de produções de alta qualidade, misturando elementos de comédia e emoção, elevando o nível de diversão e drama para seus sucessores.

Estreando em junho de 2012, criada por Alex Hirsch, a obra-prima do mundo animado segue as aventuras de Dipper Pines (Jason Ritter) e sua irmã gêmea Mabel (Kristen Schaal) que são enviados para passar o verão com seu tio-avô, Stan (Hirsch), em Gravity Falls, uma cidade misteriosa cheia de incidentes paranormais e criaturas sobrenaturais.

As crianças ajudam Stan a administrar a Cabana do Mistério, a armadilha para turistas que ele possui, enquanto também investigam os mistérios locais.

Gravity Falls criou um legado para novas animações da Disney

A-Casa-Coruja-e-Amphibia Gravity Falls: A série animada da Disney que mudou tudo

Gravity Falls se tornou um clássico da Disney e é importante ver como uma série impactou tantas outras criações que a seguiu.

Amphibia foi uma dessas produções que cresceu nos moldes de uma história com personagens únicos e narrativa profunda. De simples desventuras de sapos, a série animada se transformou em uma grande saga que tocou o coração do público e, aos poucos, ganhou cada vez mais sucesso. 

A trama de Amphibia ainda explorou uma diversidade mais significativa por meio de sua protagonista principal, Anne Boonchuy, se aprofundando em sua cultura tailandesa.

A Casa Coruja foi a próxima animação que trouxe muitas influências de Gravity Falls. Notoriamente ela foi uma série que apresentou um caráter, construção de mundo e enredo que inovou ao incluir uma substancial representação LGBTQIA+. Luz Noceda é uma das poucas protagonistas bissexuais em um relacionamento em desenhos convencionais. 

Embora tenha sido cancelada contra a vontade dos fãs e de sua criadora, o seriado também deve ficar para a história do mundo animado.

As duas temporadas de Gravity Falls: Um Verão de Mistérios estão disponíveis no Disney+.

Atualizado em 13/03/2023

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário