A sequência visualmente espetacular de James Cameron, Avatar: O Caminho da Água, define o futuro de Pandora e dos Na’vi para o terceiro filme. A produção vem para dar continuação ao blockbuster de sucesso de 2009, ambientando a história em uma área do planeta ainda não vista pelo público e 10 anos mais tarde. Agora, a nova trama mostra os Sully encontrando o povo Metkayina que vive na água e enfrentando o ressurgimento dos humanos.
[AVISO] Este artigo contém spoilers de Avatar 2!
Após o retorno da RDA a Pandora, Jake descobre que o coronel Miles Quaritch agora é um recombinante, um avatar Na’vi incorporado com as memórias de um humano, e ele está em busca de vingança. Para proteger seu povo, Jake toma a difícil decisão de deixar o cargo de Olo’eyktan dos Omatikaya, e ir embora de sua terra junto com sua família, Neytiri, Neteyam, Lo’ak e Tuk, e levando Kiri, a filha biológica do avatar da Dra. Grace Augustine que é adotada pelo casal. Todos se refugiam com o clã Metkayina, um grupo de Na’vi oceânicos liderado por Tonowari e Ronal.
No entanto, Spider, uma criança humana deixada em Pandora que cresceu com a família Sully, é levado por Quaritch, que revela ser seu pai (ou quase isso).
O confronto final de Avatar 2
A busca implacável de Quaritch levou a uma dramática batalha entre ele, os caçadores de tulkun, e os Na’vi. Nesse confronto, Neteyam é morto a tiros, mas a guerra continua e a RDA é temporariamente derrotada, com os Metkayina oferecendo aos Sully a proteção dos mares ao proporem uma aliança contra os humanos. O final sugere que os heróis de Pandora, agora juntos, vão liderar a futura guerra dos Na’vi contra os invasores da RDA, ou o “Povo do Céu”.
A morte de Neteyam também terá um impacto profundo em Lo’ak, que agora precisa seguir os passos de seu pai no lugar de seu irmão mais velho, potencialmente se tornando o próximo herói guerreiro.
Além disso, Spider, que acabou salvando não só a vida dos Na’vi mas também do avatar de seu pai biológico, fica dividido entre sua ligação com Quaritch e sua família ao lado dos Sully. Ele deve servir de motivação para as ações do líder da RDA, que provavelmente continuará perseguindo Jake.
“Agora somos pessoas do mar, esta é a nossa casa”, diz Jake na narração final. “Não posso salvar minha família fugindo… Esta é nossa fortaleza, é aqui que nos posicionamos”.
Embora esteja claro que uma nova guerra entre os Na’vi e os humanos está a caminho, o filme deixou algumas questões importantes pendentes, que você confere aqui:
• 3 perguntas que ‘Avatar 2’ deixa no ar ao final do filme
Avatar: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus