3 perguntas que ‘Avatar 2’ deixa no ar ao final do filme

Avatar-Neytiri 3 perguntas que 'Avatar 2' deixa no ar ao final do filme

Com Avatar: O Caminho da Água, o diretor James Cameron trouxe de volta a história dos Na’vi treze anos após o lançamento do primeiro filme. A nova trama explora outra região exótica de Pandora, já que a família de Jake Sully parte em direção ao oceano para buscar refúgio nos recifes habitados pelo clã Metkayina. Depois de mais de três horas de duração, algumas questões ficaram em aberto e devem ser respondidas nas próximas sequências. Aqui estão três dúvidas que permaneceram após o final de Avatar 2.

[AVISO] O texto a seguir apresenta spoilers de Avatar: O Caminho da Água.

Quem é o pai de Kiri?

Avatar-O-Caminho-da-Agua 3 perguntas que 'Avatar 2' deixa no ar ao final do filme
Kiri

Kiri, interpretada por Sigourney Weaver, é uma das filhas adotivas de Jake e Neytiri e tem muito destaque em Avatar 2, mas também representa um dos maiores mistérios da história. O filme explica que ela nasceu do avatar da Doutora Grace Augustine após sua trágica morte em Avatar (2009). No entanto, os próprios personagens questionam quem poderia ser o pai misterioso, com alguns dos adolescentes até brincando que poderia ser o antigo assistente de Grace, Norm (Joel David Moore).

Seu grande fascínio e afinidade com a natureza de Pandora poderiam sugerir outra explicação. Em Avatar 2, vemos que Kiri prefere passar o tempo com os animais de Pandora. A adolescente tem poderes únicos, sendo capaz de controlar corais e cardumes de criaturas bioluminescentes, indicando uma forte conexão com a divindade dos Na’vi.

Dessa forma, Kiri pode ter nascido de uma concepção imaculada da própria Eywa, depois que a tentativa de transferir a consciência de Grace para seu avatar falhou no primeiro filme. É possível, contudo, que o ritual tenha produzido o resultado inesperado de engravidar o corpo do avatar de Grace. Isso também explicaria por que Kiri é interpretada por Sigourney Weaver. Sem um pai, Kiri teria herdado quase todas as características de Grace, efetivamente tornando-a uma espécie de clone mais jovem da personagem.

Spider vai mudar de lado?

Spider-em-Avatar-2 3 perguntas que 'Avatar 2' deixa no ar ao final do filme
Spider

Durante uma boa parte do filme, Spider (Jack Champion), o humano deixado para trás em Pandora, testemunha os acontecimentos ao lado de Quaritch (Stephen Lang), que voltou ao planeta na forma de um avatar. A nova versão do vilão voltou graças à consciência restaurada de um backup criado horas antes da batalha final do primeiro filme e, por pior que seja, é o mais próximo de uma figura paterna que Spider tem.

À medida que descobrem o que significam um para o outro, Spider consegue moderar os piores instintos de Quaritch, impedindo-o de assassinar aldeões inocentes. Além disso, Quaritch desiste de matar Kiri para salvar a vida do adolescente quando ele é usado como moeda de troca por Neytiri (Zoe Saldanha), que está com uma faca no pescoço de Spider.

Por fim, Spider segue seu coração e salva a vida de Quaritch depois que ele é deixado por Jake no fundo do mar para se afogar após o grande confronto entre os dois. No entanto, quando Quaritch estende a mão a Spider na superfície, o jovem escolhe voltar para sua família adotiva. Essa tensão, somada aos possíveis efeitos da ação de Neytiri, podem ser uma grande reviravolta em Avatar 3. Talvez Spider fique tentado a voltar para aquela espécie de pai, mesmo com os esforços do clã Sully, e em particular de Kiri, de mantê-lo no lado do bem.

Jake vai para a guerra?

Avatar-O-Caminho-da-Agua-Disney 3 perguntas que 'Avatar 2' deixa no ar ao final do filme
Neytiri e Jake

Em O Caminho da Água, Jake Sully opta por proteger sua família, e convence Neytiri a abandonar sua tribo para se esconderem nas ilhas do clã Metkayina. Ele é forçado a um confronto após Quaritch e seus grupo de caçadores rastreá-los. Após a batalha, quando ele se oferece para sair e deixar o povo da água em paz, os líderes Metkayina, Ronal (Kate Winslet) e Tonowari (Cliff Curtis), afirmam que ele e sua família são membros oficiais de seu próprio clã.

A cena final do filme mostra Jake declarando o recife como sua nova fortaleza. Isso sugere que eles tomarão a iniciativa de levar a guerra diretamente aos humanos, resultando em uma revanche inevitável entre ele e Quaritch e possivelmente um maior envolvimento da General Ardmore (Edie Falco). Vimos os humanos construindo rapidamente uma cidade sofisticada e em grande escala. Talvez os Na’vi se reúnam para contra-atacar os invasores onde eles menos esperam.

Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas e chega ao Disney+ em breve.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário