Fã encontra erro histórico em cena de Oppenheimer

Oppenheimer-Cillian-Murphy Fã encontra erro histórico em cena de Oppenheimer

Um espectador de Oppenheimer apontou um erro em uma das cenas do novo filme de Christopher Nolan. O longa conta a história do homem que criou a bomba atômica e, por isso, se passa entre os anos 1920 e 1960 nos EUA, retratando os principais momentos da vida do físico. No entanto, parece que nem todos os aspectos da história refletem a época em que ela está ambientada.

No Twitter, um atento fã chamado Andy Craig detectou um erro histórico em uma das cenas do drama de época. O momento em questão ocorre após os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, quando Oppenheimer é chamado para fazer um discurso para uma multidão animada, muitos dos quais agitando bandeiras dos EUA. No entanto, o número de estrelas que aparecem nelas está errado.

Foi bom e tudo mais, mas vou ser aquele cara que reclama que usaram bandeiras de 50 estrelas em uma cena ambientada em 1945”, escreveu o usuário em um post que ganhou a atenção do público no fim de semana de estreia do filme.

Naquele ano, a bandeira americana tinha somente 48 estrelas, já que o Alasca e o Havaí ainda não haviam se tornado estados oficiais dos EUA. Foi somente em 4 de julho de 1960 que o símbolo do país foi hasteado pela primeira vez com 50 estrelas. 

Alguns acreditam que o “erro” não foi acidental

Nos comentários, alguns fãs chegaram a argumentar que o erro foi, de fato, deliberado e teve a intenção de transmitir sutilmente as lembranças subjetivas de Oppenheimer.

Poderia ser argumentado que isso foi feito intencionalmente, pois as cenas coloridas eram da perspectiva de Oppenheimer, enquanto as cenas em preto e branco eram de outra perspectiva”, especulou uma das respostas do tuíte original. “Essa seria uma memória de Oppenheimer a partir de sua memória atual, que tem 50 estados na bandeira”.

Não se sabe se o detalhe foi proposital, pensado por Nolan, ou se realmente foi um erro. No entanto, uma outra cena de 1945 mostra a bandeira com 48 estrelas, da forma historicamente correta, quando o protagonista está no acampamento base de Trinity.

Oppenheimer está atualmente em cartaz nos cinemas.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário