Entenda o significado e a origem dos cantos chineses do ritual de ‘Red: Crescer é uma Fera’


Mei-Lee-ritual-Red-Crescer-e-uma-fera Entenda o significado e a origem dos cantos chineses do ritual de 'Red: Crescer é uma Fera'

Em Red: Crescer é uma Fera, quando os Lee fazem o ritual para se livrar do panda vermelho de Mei, eles proferem alguns cantos chineses. Mas como o time criativo do filme os desenvolveu? A animação da Pixar, que estreou na última sexta-feira no Disney+, conta a história da adolescente de uma comunidade chinesa-canadense em Toronto, que descobre que uma maldição de família faz com que ela se transforme em um panda vermelho toda vez que fica ansiosa ou nervosa. 

Durante o filme, a mãe da protagonista, Ming, promete à filha que a maldição será quebrada em uma cerimônia que deve ser feita na próxima noite de lua vermelha. Quando o dia chega, seus pais, sua avó e outros membros da família cantam de forma rítmica para iniciar esse ritual. Quando Mei questiona sobre o canto, o Sr. Gao, que lidera o evento, diz a ela que isso não importa muito, mas que o rito exige que os participantes cantem com o coração, explicando que sua avó prefere a melodia tradicional.

Em uma entrevista ao Polygon, a diretora, Domee Shi, contou como criou seu próprio modelo sonoro para a cena em questão.

Fomos muito inspirados pelos cânticos taoístas que os monges faziam nos templos taoístas”, ela disse. “Primeiro, queríamos ver se havia um canto taoísta existente que pudéssemos usar. Mas então pensamos, porque essa família é tão específica, a situação é tão única – essa família tem essa maldição mágica do panda correndo dentro deles! – devemos criar nosso próprio canto para isso”.

Para isso, a diretora quis que um falante nativo estivesse envolvido no processo. Então, ela entrou em contato com Herman Wong, o diretor de operações da região Ásia-Pacífico baseado em Hong Kong da Disney Character Voices International, a divisão da Disney que lida com tradução e dublagem. 

Sabíamos que tinha que ser em cantonês, porque a família é cantonesa”, Shi contou. “Ele nos ajudou a traduzir um poema, um cântico de proteção, com letras sobre cuidar de uma garota, e a guiá-la em sua jornada. Ele nos ajudou a criar esse canto rimado”.

A produção também trabalhou com um treinador de dialeto cantonês para instruir Sandra Oh e Ho-Wai Ching, as dubladoras da mãe e avó de Mei Lee, respectivamente. Dessa forma, a cena foi criada e, mesmo em meio a piadas e, em certa hora, da junção do canto com a música da 4★Town, deu ao ritual a grandeza que o momento pedia.

Red: Crescer é uma Fera está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 13/03/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.