Entenda o Efeito Mandela no logotipo da Disney

Walt-Disney-Pictures-Logo Entenda o Efeito Mandela no logotipo da Disney

O mundo Disney sempre esteve envolto em magia, nostalgia e, em alguns casos, um intrigante fenômeno conhecido como Efeito Mandela. Esse fenômeno ocorre quando um grande número de pessoas lembra de um fato ou um detalhe de maneira diferente do que realmente aconteceu. No caso da Disney, a forma como ela começa seus filmes sempre foi icônica e qualquer fã reconhece o desenho do castelo da Cinderela se formando antes da história que o estúdio vai contar. No entanto, muitos se lembram vividamente de uma versão única da abertura, que inclui a personagem Sininho, de Peter Pan, interagindo com o logotipo animado da Disney.

De acordo com essas lembranças alternativas, a Sininho voaria pela tela, formando o famoso logotipo da Disney e, com um toque final de sua varinha mágica, pontilharia a letra “i” da palavra “Disney”. No entanto, outra parcela dos fãs acredita que isso é um típico exemplo do Efeito Mandela, insistindo que nenhum título oficial da Disney foi lançado com o logotipo descrito dessa forma.

Curiosamente, a realidade está em algum lugar entre essas duas versões. Existe, de fato, uma abertura dos filmes da Disney em que a Sininho faz uma aparição especial, mas com uma ligeira diferença em relação à memória coletiva de muitas pessoas. Nas versões antigas de lançamentos em VHS, a Sininho não pontua a letra “i”. Em vez disso, ela toca sua varinha mágica bem no centro do logotipo da Walt Disney Pictures. Com este toque, o logo desaparece, dando início ao filme.

Esse detalhe sutil na memória dos fãs é um exemplo de como nossas lembranças podem ser influenciadas e alteradas ao longo do tempo. O Efeito Mandela, nesse contexto, atua como uma espécie de distorção coletiva, um lembrete de que nossa memória nem sempre é tão precisa quanto pensamos.

Para aqueles que ainda duvidam ou querem relembrar, veja no vídeo abaixo a prova de que os filmes da Disney realmente tinham essa abertura nas versões VHS. A presença da Sininho, embora um pouco diferente do que alguns se lembram, permanece um símbolo mágico e nostálgico do universo Disney.

A Disney já teve outros exemplos de Efeito Mandela

Embora Sininho possa ser um dos exemplos mais comuns da Disney e do efeito Mandela, está longe de ser a única vez que esse fenômeno foi relacionado ao estúdio. 

Um exemplo é o short vermelho de Mickey Mouse, que muitas pessoas se lembram de ser usados com suspensórios. No entanto, na verdade, o personagem nunca usou sua icônica roupa dessa forma, independentemente da versão.

Além disso, um exemplo bem conhecido do efeito Mandela está em Star Wars e envolve a mais famosa cena de O Império Contra-Ataca. Muitos se lembram incorretamente de Darth Vader dizendo: “Luke, eu sou seu pai”, quando a frase é somente: “Eu sou seu pai”. 

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário