Enrolados foi fundamental para o enorme sucesso de Frozen

Enrolados-e-Frozen Enrolados foi fundamental para o enorme sucesso de Frozen

Durante sua exibição nos cinemas, Frozen: Uma Aventura Congelante arrecadou mais de US$ 1,2 bilhão em bilheteria mundial, se tornando a maior animação da indústria neste quesito. O título acabou sendo o mais bem sucedido do ano e a quinta maior bilheteria de todos os tempos na época, sendo descrito como um fenômeno da cultura pop com suas músicas, personagens e elementos em geral. O feito gerou uma conquista ainda maior em Frozen II, já que a sequência superou os lucros de seu antecessor em 2019.

No entanto, esse resultado, que foi o último pico da Disney Animation, foi devido a algo que começou alguns anos antes, com Enrolados. A história da Rapunzel foi o primeiro verdadeiro sucesso do estúdio após o período chamado de Renascença, nos anos 90, com filmes como A Bela e a Fera, O Rei Leão e A Pequena Sereia, após anos de idas e vindas.

A partir de 2000, a Disney começou a ter algus insucessos, com lançamentos como Fantasia 2000, A Nova Onda do Imperador, Atlantis: O Reino Perdido, Planeta do Tesouro e Irmão Urso. Embora todos tenham se tornado clássicos cult com o tempo, eles não deram muito retorno financeiro para a empresa em suas exibições nos cinemas.

Nos anos seguintes, as coisas não melhoraram, mesmo com a introdução da tecnologia de CGI às produções, vista em O Galinho Chicken Little, A Família do Futuro e Bolt: Supercão no final dos anos 2000.

Como Enrolados reviveu a Disney

Anunciado originalmente em 2003 para lançamento em 2007, a primeira versão de Enrolados teria sido mais parecida com o estilo narrativo de Shrek. No entanto, essa ideia foi abandonada em favor do final de conto de fadas que acabou sendo dado a José Bezerra/Flynn Rider e Rapunzel, espelhando a história original que inspirou o projeto e, ao mesmo tempo, voltando às raízes do estúdio. Mesmo assim, algumas influências modernas permaneceram e a mistura das duas perspectivas trouxe uma novidade para o mercado.

Em Frozen, que ficou pronto três anos mais tarde, os mesmos processos de mudanças aconteceram, com o sucesso de Enrolados influenciando as decisões da equipe sobre a narrativa. No final das contas, a inspiração no lançamento anterior foi uma escolha acertada, já que a animação acabou superando o desempenho do anterior.

Frozen e Enrolados estão disponíveis no Disney+.

Atualizado em 07/01/2024

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário