Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

Encanto-Familia-Madrigal-1024x576 Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

A 60ª animação da Disney Animation Studios, Encanto, conta a história de uma família que mora em uma casa mágica na Colômbia em que cada um dos membros tem um poder especial. Depois de sofrer uma grande perda ao fugir do perigo com seus três filhos, a matriarca Alma foi salva pela sua casita e uma vela que permanece sempre acesa. 

Com exceção da protagonista Mirabel, os membros da família acreditam que seu dom é o que os torna especiais. Os poderes dos Madrigal foram dados a eles por uma razão, destacando ainda mais suas personalidades e revelando algo sobre cada um deles.

Por isso, entenda cada um dos poderes da família Madrigal.

Pepa

Pepa-Encanto Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

Um dos três filhos de Alma, Pepa recebeu a habilidade de controlar o clima com suas emoções. Sempre que ela se sente ansiosa ou chateada, uma nuvem de tempestade aparece acima de sua cabeça, crescendo e diminuindo junto com a intensidade de seus sentimentos.

Por causa disso, é possível perceber que ela tem muitas emoções, uma vez que ela precisou desenvolver vários métodos para se acalmar para o bem de todos ao seu redor.

Dolores

Dolores-Encanto Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

A filha mais velha de Pepa tem o dom da audição sobre-humana. Esse poder veio em contraposição à sua dificuldade de esconder segredos. A habilidade de ouvir a tudo e a todos permitiu que ela fosse a primeira a saber qualquer tipo de fofoca na comunidade.

Além disso, seu constante foco em todos os outros tornava difícil para Dolores de se concentrar em si mesma, impedindo-a de perseguir suas próprias vontades.

Camilo

Camilo-Encanto Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

O segundo filho de Pepa ganhou o dom mágico de ser capaz de se transformar em pessoas diferentes. Como o lado mais cômico de Encanto, Camilo podia entreter a todos com seu poder, contando com a sagacidade e seu senso de humor para animar aqueles ao seu redor.

Antonio

Antonio-Encanto Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

O Madrigal mais jovem tem o poder de falar com os animais. Antonio muitas vezes se sentia separado do resto da família, tendo apenas Mirabel como companhia no quarto das crianças. Talvez por isso, seu dom garantiu que ele nunca se sentiria sozinho novamente. 

Durante o filme, o filho mais novo de Pepa era constantemente seguido por animais e, por isso, teria amigos por qualquer lugar que fosse.

Bruno

Bruno-Encanto Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

Outro dos trigêmeos de Abuela Alma, Bruno tem um dom que permite que ele veja o futuro. No entanto, a maioria de suas previsões eram tão sinistras que eram vistas como maldições pelos moradores da comunidade. Por isso, seu poder foi de encontro com a imagem que os Madrigais queriam promover, e a situação chegou ao ponto de ele ter que se esconder.

Tudo isso tornou Bruno uma pessoa extremamente supersticiosa. Embora ele não tenha deixado a família completamente, o tio de Mirabel desenvolveu grande cautela e levava a vida da forma mais discreta possível.

Julieta

Julieta-Encanto Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

A terceira filha de Alma tem o poder de curar pessoas com comida. Quando uma pessoa ferida come qualquer alimento que ela prepara, sua saúde é restaurada rapidamente. 

Julieta representa o altruísmo, já que sua bondade acalma qualquer um que viesse a ela em busca de ajuda, e ela sempre faz o que pode para apoiar os outros.

Isabela

Isabela-Encanto Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

A filha mais velha de Julieta é capaz de criar lindas flores de todas as formas, tamanhos e cores, que decoram todo o ambiente.  Seu poder é aparentemente tão perfeito quanto ela.

Por isso, seu dilema era a pressão de nunca poder ter falhas. No começo, Isabela pensava que só poderia fazer rosas perfeitas e outras plantas bonitas. No entanto, em um momento de raiva, ela acidentalmente conjurou um cacto e percebeu que também podia usar seu dom para gerar coisas que são consideradas imperfeitas, o que significa que talvez ela também não precisasse seguir o molde o tempo todo para agradar aos outros.

Luisa

Luisa-Encanto-1024x576 Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

A irmã do meio de Mirabel foi abençoada com uma super força, o que a permite carregar uma quantidade enorme de peso com facilidade. Seu dom significava que todos na comunidade recorriam a ela em busca de ajuda com o trabalho pesado, e a natureza trabalhadora de Luisa não a permitia dizer não.

Com isso, a segunda filha de Julieta ficou mentalmente exausta de carregar as expectativas esmagadoras que aqueles ao seu redor colocavam em seus ombros.

Mirabel

Mirabel-Encanto Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal

A filha mais nova de Julieta era a única sem um dom sobrenatural. Por causa disso, ela tenta ser útil de todas as formas possíveis com as habilidades simples que tem. No entanto, por causa da forma como os poderes mágicos são superestimados em sua família, ela sempre sentiu que era decepção entre os Madrigais. 

Mirabel tentou compensar isso e tentou se provar tanto para sua avó quanto para si mesma, mas ainda sentia que nunca poderia fazer o suficiente para deixar sua família orgulhosa.

Encanto está disponível no Disney+.

Atualizado em 11/01/2024

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

40 comentários em “Encanto: os poderes de cada personagem da família Madrigal”

      • Ela tem sim um dom,e é a da restauração,ela que deu vida a casa novamente,provavelmente ela poderia ser uma reencarnação ou um anjo enviado por seu abuelo Pedro.

        Responder
        • fdp qual parte que o próprio diretor da porra do filme disse que ela não tem poder, vc não entendeu?????? Quer saber mais do que o cara que fez a merda do filme???? ELE DISSE Q ELA NÃO TEM ENTÃO NÃO TEM

          Responder
          • Ela não tem dom pos ela é o dom ela é o próprio encanto ela tem tem dom dado pela casa pos ela já nasceu com encanto entede isso por isso não seria válido dizer que ela tem um dom quando ela é o verdadeiro encanto

            Responder
    • Desculpa mano, mas a Disney confirmou q n vai mas lançar filmes de continuação.

      Se for pra ter uma continuação, só através de uma série ou curta

      Responder
      • cara a propia disney disse que encanto será uma nova franquia que eles querem começar, ainda mais com esse sucesso todo, vai ser tipo frozen, pode demorar mais vai ter mais

        Responder
    • Ela diz, mas o criador já confirmou que a Isabela é a mais velha, por isso ela sofria pressão de ser perfeita e se casar para continuar a família. Na música a Luiza diz que ela é mais velha em comparação a Mirabel, mas eu concordo que é confuso.

      Responder
  1. Vi uma teoria em que a Mirabel pode ser uma “sucessora” da Abuela. Mas não entendi direito. Espero que tenha uma série de Encanto pra mostrarem mais sobre os personagens. Ainda mais os que apareceram pouco no filme, como o Camilo.

    Responder
  2. Mirabel é o Encanto, podemos ver isso no fim do filme, ela substitui a vela, ela que é a fonte dos dons e poderes.

    Responder
  3. Reparem que antes de começarem a reconstrução da casa, a Maribel consegue ver o passado da família e como foi a perda da primeira casa e o início da casa com dons… depois disso ela se torna o “próprio dom”, pois ela passou a entender a avó e suas atitudes, e a magia retorna a casa e os poderes dos personagens também, pois eles entendem que a verdadeira magia está na união e na confiança.

    Responder
  4. Mirabel tem uma visão da casa destruindo. Além de ter o poder de ajudar todos da família. Uniu a família salvando a vela.

    Responder
    • o verdadeiro poder dela e ser guardiã da vela mais em momentos finais percebemos que a abuela diz que Mirabel que será a nova guardiã da vela

      Responder
  5. Mirabel não tem um dom específico como os demais pq no final da trama ela “herda” a responsabilidade de sua abuela Alma se tornando ela a força que alimenta a magia dos Madrigal. Se prestarem atenção ao começo do filme quando abuela conta a Mirabel sobre o surgimento do milagre mostra uma abuela mais forte bem no momento da morte de Pedro. Só no final quando ela e Mirabel se reconciliam e quando ela “mostra” para Mirabel sua história é que mostra a verdadeira dor q ela sentiu quando Pedro foi morto deixando claro que naquele momento a vela foi criada junto com uma explosão que salvou todos os moradores e logo em seguida a casita foi criada. Então o poder da abuela alimenta todos os demais, como o de Mirabel irá alimentar dali pra frente. Só um familiar que amasse tanto sua família conseguiria manter a conjuração criada pela abuela viva e forte já que ela tbm estava ficando mais velha e talvez mais fraca. Se pensarem os dons tbm são muito estratégicos caso a vila viesse a ser atacada, por exemplo, Dolores conseguiria ouvir a chegada das pessoas bem antes de todos, Luiza conseguiria lutar, Camilo enganar e confundir, Isabela mudar a paisagem e o caminho dificultando o acesso, Antônio poderia ter a ajuda dos animais, Bruno conseguiria prever os movimentos dos inimigos e Julieta curar quem ficasse ferido além de Pepa que poderia varrer todos dali com sua manipulação do clima. Mirabel é a nova detentora da chama e a fornecedora de magia para todos com seu amor infinito pela família e por todos.

    Responder

Deixe um comentário