Encanto: 6 coisas que só os adultos percebem no filme


Mirabel-Madrigal-Encanto-1024x576 Encanto: 6 coisas que só os adultos percebem no filme

O 60º filme da Disney Animation Studios estreou na última semana e já agradou tanto o público quanto a crítica. A história de Encanto, cheia de cultura e magia, tem muitos detalhes que a completam, deixando o filme ainda mais incrível.

Por isso, confira os 6 fatos mais interessantes que podem ser vistos em Encanto, mas que nem todos conseguem perceber.

Atenção! O texto a seguir contém spoilers de Encanto!

1- Os animais que Antonio atrai são nativos da Colômbia

Antonio-Encanto Encanto: 6 coisas que só os adultos percebem no filme

Quando Antonio recebe seu poder, um tucano chega e pergunta algo que só ele consegue entender, para o qual ele responde positivamente. Depois disso, muitos e variados animais entram na casa e correm para o novo quarto de Antonio, que é um paraíso animal mágico. Esses bichos, que agora acompanham o garoto por toda parte, são animais nativos da Colômbia. Entre eles, estão tucanos, quatis, capivaras, araras, antas e uma onça-pintada.

2- A canção de Luisa inclui referências à mitologia grega

Luisa-Encanto Encanto: 6 coisas que só os adultos percebem no filme

Como detentora de força física, Luisa talvez seja a Madrigal com mais responsabilidades. Em sua música, ela admite o estresse que está sentindo, se comparando com Hércules. 

No número musical, Luisa se pergunta se Hércules alguma vez sentiu a mesma pressão que ela sente quando ele lutou contra Cérbero, o cão de três cabeças que guarda o Mundo Inferior na mitologia grega e que é o décimo segundo trabalho do herói em sua história. Além disso, durante a música, ela segura um globo, uma referência ao Titã Atlas que foi condenado a segurar os céus por toda a eternidade.

3–  O filme faz muitas referências à história, cultura e paisagens da Colômbia

Encanto-Disney-5 Encanto: 6 coisas que só os adultos percebem no filme

Embora a história contada de Encanto seja universal, os cineastas também incluíram muitos elementos que são específicos da Colômbia, país onde ela se passa. Uma das formas mais óbvias foi através do uso de borboletas amarelas, motivo que se repete ao longo do filme e é uma referência à obra do venerado escritor colombiano Gabriel García Márquez. Além disso, a equipe se preocupou em garantir que a arquitetura, os trajes, a paisagem, a dança e a música incorporados ao filme fossem adequados ao país.

4– O filme não tem um antagonista tradicional

image-109 Encanto: 6 coisas que só os adultos percebem no filme

Não há nenhum personagem que possa ser considerado um típico vilão. Enquanto Mirabel está frequentemente em conflito com sua irmã “perfeita”, Isabela, e com a Abuela Alma, que implica com ela por ser a única Madrigal sem um dom, essas são brigas de família entre pessoas que se amam e querem se dar bem.

No entanto, o verdadeiro antagonista da história é o medo que impede os membros da família de serem honestos uns com os outros e a pressão para cumprir suas obrigações. É isso que acaba ameaçando a magia que alimenta sua casa.

5- Mirabel é um dos poucos protagonistas com óculos em um filme de animação da Disney

Mirabel-Encanto-1-1024x576 Encanto: 6 coisas que só os adultos percebem no filme

O estúdio responsável por Encanto tem um número relativamente pequeno de personagens que têm óculos como parte de seu visual. Em sua maioria, são coadjuvantes como Mestre, de Branca de Neve e os Sete Anões, Geppetto, de Pinóquio, a Tristeza, de Divertida Mente, e até alguns poucos protagonistas, como Milo, de Atlantis, Carl, de Up, e Lewis de A Família do Futuro.

Mesmo assim, Mirabel é um dos únicos personagens principais com óculos no cânone da Disney. Além disso, o fato de ela ser uma jovem mulher torna o uso do acessória ainda mais especial.

6- Os conflitos e lições transmitem mensagens semelhanças a Frozen

0_Frozen-Main Encanto: 6 coisas que só os adultos percebem no filme

Com os dois enredos tendo a família como elemento central, Frozen e Encanto compartilham muitos dos mesmos conflitos. Em um certo momento, por exemplo, Mirabel deixa sua irmã, Isabela, com tanta raiva que ela perde o controle de seus poderes como geradora de flores e cria um cacto espinhoso. Ao perceber que pode usar seu dom de maneiras menos do que perfeitas, Isabela canta “O Que Mais Vou Fazer?”, uma música com o mesmo efeito que “Let It Go”.

Após o colapso da casa, quando Abuela e Mirabel conversam e se reconciliam, o momento se desenrola de forma muito semelhante à animação das irmãs, quando Elsa percebe que o amor é a resposta para todos os seus problemas.

Encanto está em exibição nos cinemas e em breve chega ao Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 01/01/2022


2 comentários

    • INGRID CAMARGO DA SILVA em 30/12/2021 às 23:25
    • Responder

    Os animais citados nos filmes sao nativos do BRASIL

    1. Ingrid, biologia não é nossa praia, mas entendemos que o texto não exclui o Brasil, apenas considera que todos esses animas são encontrados de forma nativa na Colômbia, que também tem sua Região Amazônica.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.