Elementos é cópia de Zootopia? Diretor da Pixar reage às críticas

Elementos-e-Zootopia Elementos é cópia de Zootopia? Diretor da Pixar reage às críticas

Peter Sohn, o diretor de Elementos, a próxima animação da Pixar, comentou sobre as comparações de seu novo filme com Zootopia. Esta semana, o trailer do longa foi divulgado pela Disney, mostrando os habitantes da Cidade dos Elementos pela primeira vez em mais detalhes. A partir de então, o público começou a expressar suas diversas reações na internet.

Uma delas tem a ver com o destaque que a cidade tem na história, o que gerou comparações com Zootopia, o sucesso de 2016 da Disney Animation. A produção dirigida por Byron Howard e Rich Moore era sobre animais que vivem como seres humanos em uma grande metrópole enquanto enfrentam problemas fundados em preconceito.

De acordo com algumas críticas em relação à Elementos, o estúdio está copiando a Disney ao repetir a história, que dessa vez apresenta os quatro elementos – fogo, água, terra e ar – coexistindo em uma estrutura social similar. Além disso, neste mundo, os quatro elementos não devem se misturar uns com os outros, ou seja, um arco semelhante de discriminação, segundo alguns fãs.

Diretor de Elementos esclarece as comparações

Elementos-Wade-e-Ember Elementos é cópia de Zootopia? Diretor da Pixar reage às críticas

Em uma entrevista com a Polygon, Sohn, responsável pela direção de Elementos, comentou sobre as comparações que ouviu do público, explicando que as escolhas criativas por trás da Cidade dos Elementos vão muito além do residencial.

Não é como em Zootopia, onde tudo está desconectado”, diz Sohn. “Em vez disso, como a cidade de Nova York, a Cidades dos Elementos é construída sobre a ideia de pessoas diferentes se reunindo em um grande caldeirão de culturas. Então, ao invés de bairros separados como em Zootopia, na maioria das vezes, todos os elementos convivem lado a lado”.

É tudo uma questão de mistura”, ele continuou. “Isso é o que foi tão divertido sobre essa ideia: alguns elementos podem se misturar e outros não. E como é essa relação? Então, a água derramando sobre a terra, as pessoas, fazem crescer suas plantas. A ideia de pessoas de fogo que precisam de lenha para comer.

Havia uma relação simbiótica que todos precisavam se interconectar. E então tentamos fazer isso o máximo que podemos em certos pontos. Não é 100% em todos os lugares, mas foi definitivamente uma das coisas que usados para estruturas [este universo]”.

Qual é a história de Elementos?

Em uma cidade onde moradores do fogo, da água, da terra e do ar vivem juntos, uma jovem impetuosa e um homem tranquilo estão prestes a descobrir algo elementar: o quanto realmente têm em comum.

O elenco de voz inclui Leah Lewis e Mamoudou Athie como personagens principais Faísca e Gota. Eles são acompanhados de Ronnie del Carmen como o futuro pai aposentado de Faísca, Bernie; Shila Ommi como a mãe de Faísca, Cinder; Wendi McLendon-Covey como o chefe de Gota, Névoa; Catherine O’Hara como a mãe acolhedora de Gota, Brook; Mason Wertheimer como o vizinho da terra de Faísca, Turrão; e Joe Pera como um burocrata da cidade, Fern.

Para conhecer as próximas novidades confirmadas da Pixar, veja este post:
• Próximos Filmes e Séries da Pixar em 2023 e 2024 – Lista atualizada

Elementos estreia nos cinemas no dia 22 de junho.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

1 comentário em “Elementos é cópia de Zootopia? Diretor da Pixar reage às críticas”

  1. Foi no que pensei quando vi o primeiro trailer. Interesse zero nesse filme para assistir no cinema. Nem parece que é da Pixar. E a tradução consegue piorar o que já era ruim. Tira até o interesse de ver no Disney+.

    Responder

Deixe um comentário