Dividir conta do Disney+: Tudo o que você precisa saber antes de compartilhar

Atualizado em 24/10/2020

capa-1024x684 Dividir conta do Disney+: Tudo o que você precisa saber antes de compartilhar

A Disney confirmou recentemente que o seu serviço de streaming vai estrear no Brasil e América Latina no dia 17 mês de Novembro. Com a proximidade do lançamento, futuros assinantes no Brasil se perguntam se será possível dividir conta do Disney+ com outras pessoas, já que a plataforma da Disney permite reproduzir conteúdo simultaneamente em 4 dispositivos diferentes.

Apresentamos aqui todas as informações que você precisa antes de sair compartilhando sua conta e senha com os amigos e familiares.

O compartilhamento de contas do Disney Plus é permitido?

O assunto é controverso e polêmico. De acordo com a advogada Larissa Rocha, que explora o tema de forma bem didática nesse recente artigo, no contexto dos serviços de streaming não há violação da legislação autoral ao dividir conta com outras pessoas, isto é, a prática não configuraria crime no Direito Penal Brasileiro. Por outro lado, o Código Civil proíbe a conduta se configurada quebra contratual com a empresa fornecedora do serviço, cujas condições estão presentes nos Termos de Uso.

No caso específico do Disney+, no site oficial provisório para o Brasil já é possível verificar os “Termos e Condições de Uso” em Português do Brasil, onde constam os seguintes trechos:

Se um Serviço da Disney estiver configurado para permitir o uso de software, conteúdo, itens virtuais ou outros materiais de nossa propriedade ou licenciados por nós, concedemos a você uma licença limitada, não exclusiva, não-sublicenciável e INTRANSFERÍVEL para acessar e usar tais software, conteúdo, itens virtuais ou outros materiais apenas para seu uso pessoal e não comercial.

Você concorda em não personificar ou deturpar sua filiação com qualquer pessoa ou entidade, incluindo o uso do nome de usuário, senha ou outras informações de conta de outra pessoa; ou o nome ou aparência de outra pessoa; ou fornecer informações falsas de um pai ou responsável. Você concorda que nós podemos tomar medidas para verificar a veracidade das informações que você fornecer, incluindo informações de contato de um dos pais ou responsável.

Nós adotamos e colocamos em prática uma política que prevê o cancelamento, em circunstâncias apropriadas, de contas de usuários que violam repetidamente direitos autorais. Além disso, podemos suspender ou cancelar sua conta e sua capacidade de usar os Serviços da Disney, caso você se envolva, incentive ou defenda condutas ilegais, ou ainda devido ao não cumprimento destes termos ou de quaisquer termos complementares.

Mas a Disney sabe que o compartilhamento de contas acontece, sempre aconteceu e vai continuar acontecendo. Em uma das entrevistas concedidas por Michael Paull, presidente da Disney Streaming Services, ele afirmou: “O compartilhamento de senhas é definitivamente algo em que pensamos. Nós acreditamos que os consumidores verão o valor do serviço, e vão agir de acordo. Eles usarão essas contas para sua família, para os membros da sua casa. Dito isso, reconhecemos que o compartilhamento de senha existe e continuará a existir”.

Com essa fala, Michael Paull deu a entender que a empresa está disposta a tolerar certa quantidade de compartilhamento de contas do Disney+.

No entanto, isso não significa que eles darão carta branca para sempre aos usuários. O presidente da divisão Disney Streaming acrescentou: “Criamos algumas tecnologias nos nossos processos internos que usaremos para entender o comportamento. E quando detectarmos um comportamento que não faz sentido, temos mecanismos que usaremos para lidar com a situação”. Ou seja, se você começar a compartilhar a assinatura do Disney Plus com muitas pessoas fora da sua residência, a Disney pode interpretar como uma fraude e eventualmente suspender a conta.

Quantos perfis diferentes podem ser criados em uma conta Disney+?

Cada conta Disney+ pode suportar até sete perfis individuais. Ou seja, o serviço é bem generoso quando se trata de permitir que várias pessoas usem uma mesma assinatura.

Para cada perfil do Disney Plus, você pode definir um nome e um avatar. Os perfis no Disney Plus podem ser editados, permitindo alterar o ícone do personagem, o nome do perfil ou excluí-lo completamente.

Criar vários perfis na conta do Disney+ não apenas ajuda a manter sua lista de favoritos separada, mas pode impedir que outros usuários alterem as recomendações automáticas baseadas em suas preferências. Além disso, é na criação/edição de perfil que os pais definem se o perfil é infantil, o que reflete em uma interface mais amigável para as crianças e conteúdo adequado para elas.

Quantos dispositivos podem usar o Disney+ ao mesmo tempo?

O número de perfis associados a uma conta Disney Plus não equivale à quantidade de pessoas ou dispositivos que podem assistir ao mesmo tempo.

Cada conta Disney+ oferece suporte a até quatro transmissões simultâneas. Em comparação, a Netflix permite o mesmo número de transmissões paralelas apenas no seu plano mais caro, que custa R$ 45,90 por mês no Brasil. No Amazon Prime Video, o limite é de 3 transmissões concorrentes.

Quantos dispositivos podem baixar conteúdo para assistir offline?

Um dos melhores recursos que o Disney Plus oferece é a capacidade de baixar conteúdo para visualização offline. O streaming da Disney permite download de títulos para assistir offline em até 10 dispositivos móveis, desde que exista uma assinatura válida. A diferença para o Netflix é que no Disney+ todo o conteúdo está disponível para download, enquando na concorrente nem todos os filmes e séries têm essa possibilidade.

O conteúdo baixado pode permanecer no dispositivo (smartphone ou tablet) indefinidamente, desde que você se conecte à sua conta Disney+ pelo menos uma vez a cada 30 dias.

Não há limites no número de downloads. A quantidade de títulos baixados será limitada pela capacidade de armazenamento do aparelho.

Como impedir o acesso não autorizado com minha conta Disney+?

A Disney adicionou uma camada extra de segurança alguns meses após o lançamento do Disney+, onde os assinantes recebem um e-mail automático perguntando se eles se conectaram recentemente, informando detalhes como local aproximado de onde ocorreu o login. Se for um login desconhecido, a Disney recomenda alterar a senha.

Em abril, uma nova opção foi disponibilizada para forçar o logout de todos os dispositivos de uma conta. Esta tecnologia já estava disponível em outras plataformas de streaming há um bom tempo, como Netflix e Amazon Prime Video.

Portanto, se você suspeitar que alguém está acessando sua assinatura do Disney Plus sem sua permissão, altere a senha da sua conta, force o logout em todos os dispositivos e, em seguida, avise às pessoas com as quais você compartilha a conta sobre a nova senha.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.