Disney+ revela Classificação Indicativa inesperada para X-Men ’97

X-Men-97-Disney-Plus Disney+ revela Classificação Indicativa inesperada para X-Men '97

X-Men ’97 finalmente ganhou uma data oficial de lançamento no Disney+. Poucas horas após a informação vazar nas redes sociais, a Marvel Studios lançou o primeiro trailer da série, confirmando que os assinantes do streaming terão acesso à animação a partir de 20 de março. A primeira temporada terá 10 episódios.

Logo depois, a página da série foi criada e publicada dentro do Disney+, revelando um dado curioso. Embora a página ainda não esteja liberada no Brasil, o acesso a partir dos Estados Unidos mostra que X-Men ’97 está classificada como TV-14, ou seja, o programa contém cenas que os pais podem considerar inadequadas para crianças menores de 14 anos de idade.

image-29 Disney+ revela Classificação Indicativa inesperada para X-Men '97
X-Men ’97 não é aconselhável para menores de 14 anos nos Estados Unidos

Para fins de comparação, X-Men: A Série Animada, da década de 90, está classificada nos EUA como TV-Y7-FV, não recomendada para menores de 7 anos por conter violência fantasiosa.

image-28 Disney+ revela Classificação Indicativa inesperada para X-Men '97
X-Men: A Série Animada não é recomendada para menores de 7 anos nos EUA, mas é Livre no Brasil

No Brasil, X-Men: A Série Animada tem Classificação Indicativa “Livre”. Portanto, ainda não é possível afirmar que X-Men ’97 também será recomendada apenas para espectadores de 14 anos ou mais por aqui.

Os critérios no Brasil podem ser diferentes

Vale notar que as normas de classificação variam significativamente de um país para outro. No Brasil, o sistema de classificação é regido por critérios estabelecidos pelo Ministério da Justiça, que avalia o conteúdo audiovisual e determina a faixa etária adequada baseando-se em aspectos como violência, conteúdo sexual, drogas, entre outros.

Essa avaliação busca equilibrar a proteção ao público infantojuvenil com a liberdade de expressão artística, resultando em classificações que podem divergir substancialmente das adotadas em outros países, como é o caso dos Estados Unidos.

Portanto, a classificação TV-14 atribuída a X-Men ’97 nos Estados Unidos serve como um indicativo de que a série poderá apresentar temáticas ou cenas consideradas mais maduras em comparação com sua predecessora, X-Men: A Série Animada.

No entanto, essa classificação não é automaticamente transposta para o Brasil, onde o processo de avaliação considerará os critérios locais. É possível que, devido a essas diferenças culturais e de percepção sobre o que é considerado adequado para certas faixas etárias, X-Men ’97 receba no Brasil uma classificação indicativa que permita um público mais amplo, alinhando-se talvez mais com a tradição da série original do que com as novas diretrizes adotadas nos Estados Unidos.

Afinal, a série original mantém-se como um clássico querido por várias gerações de fãs, muitos dos quais acompanharam as aventuras dos mutantes ainda na infância ou adolescência, sem restrições de idade significativas.

Sinopse oficial de X-Men ’97 no Disney+

X-Men ’97 revisita a icônica era dos anos 1990 onde os X-Men, um grupo de mutantes que usa seus fabulosos dons para proteger um mundo que os teme e os odeia, são desafiados como nunca antes e forçados a enfrentar um novo futuro perigoso e inesperado.

As cinco temporadas de X-Men: A Série Animada estão disponíveis no Disney+, enquanto X-Men ’97 tem data de lançamento marcada para 20 de março de 2024.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário