Disney retira do Star+ um dos grandes clássicos do cinema

Zorba-o-Grego Disney retira do Star+ um dos grandes clássicos do cinema

A Disney retirou do catálogo do Star+, na madrugada desta segunda-feira, um dos maiores clássicos da história do cinema. Este filme, que não só é reconhecido mundialmente pela sua excelência artística, mas também pela sua contribuição à cultura cinematográfica, deixou os assinantes da plataforma sem aviso prévio, uma prática comum nos serviços de streaming da Disney.

Desde o lançamento do Star+ em 2021, este título marcou sua presença como um dos mais antigos e adorados filmes da plataforma. Agora, os fãs se despedem de um verdadeiro ícone do cinema: Zorba, O Grego.

Lançado em 1964, Zorba, O Grego é uma obra-prima dirigida pelo aclamado cineasta Michael Cacoyannis. A trama gira em torno de Basil, um escritor inglês de ascendência grega, interpretado por Alan Bates, que viaja à ilha de Creta com o objetivo de reativar uma mina. Lá, ele conhece Alexis Zorbas, vivido por Anthony Quinn, um homem vibrante e cheio de vida, cujo espírito livre e alegre contrasta com a natureza mais reservada de Basil.

Além de Bates e Quinn, o filme conta com a atuação de Irene Papas, que dá vida à viúva de um patriarca local. A trilha sonora, com o famoso “Sirtaki”, também se destaca, tornando-se um símbolo da cultura grega ao redor do mundo.

Recepção e prêmios

Zorba, O Grego foi aclamado tanto pela crítica quanto pelo público, celebrado por seu enredo envolvente, atuações memoráveis e direção. O filme foi indicado a várias categorias no Oscar, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator para Anthony Quinn, e ganhou três estatuetas, nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Atriz Coadjuvante para Lila Kedrova.

Onde assistir Zorba, o Grego?

Zorba-o-Grego-1 Disney retira do Star+ um dos grandes clássicos do cinema

Com sua saída do Star+, os fãs que desejam revisitar ou descobrir pela primeira vez a magia de Zorba, O Grego podem agora encontrá-lo somente no Oldflix. Este serviço de streaming é especializado em filmes antigos, oferecendo desde clássicos aclamados até títulos mais desconhecidos da história do cinema.

Outras remoções neste mês

Essa é a terceira vez em 2024 que o Star+ remove conteúdos. No primeiro dia de janeiro, saíram as séries Safe Harbour e Shades of Blue: Segredos Policiais, além dos filmes O Maior Amor do Mundo, Sexo Sem Compromisso, Colombiana: Em Busca de Vingança e Sobre Ontem à Noite. Em 02/01, foi a vez da série documental Galácticos, sobre o Real Madrid, se despedir do catálogo.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário