Halle Bailey utilizou seus talentos de cantora para interpretar a nova versão de Ariel em A Pequena Sereia, mas se transformar na personagem do live-action exigiu alguma ajuda extra. Liderando o departamento de cabelo do filme estava Camille Friend, conhecida por seu trabalho em sucessos como Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e Tenet, de Christopher Nolan.
No remake da Disney, a responsabilidade de Camille era criar um penteado para Halle Bailey que lembrasse a Ariel da animação original de 1989, ao mesmo tempo em que introduzia elementos novos na sereia reimaginada.
A atriz principal explicou recentemente o quão importante era para ela manter seus dreads, que tem desde os 5 anos de idade, para retratar a sereia. Camille Friend concordou com essa abordagem e optou por usar extensões em vez de uma peruca.
A equipe também queria manter o cabelo ruivo icônico da Ariel, então Camille procurou cuidadosamente o tom perfeito de vermelho que combinasse com o cabelo de Bailey. O processo de alcançar o visual desejado exigiu tempo e esforço significativos, levando aproximadamente de 12 a 14 horas para ser concluído. Friend enfatizou a dedicação envolvida nesse processo, afirmando em entrevista para a Variety:
“Fui conhecer a família de Halle. Sua mãe é espiritual e eles são uma família gentil. Comecei a entender quem ela era e por que o elemento do cabelo natural era importante de se manter. Eu observo o formato do rosto, o tom de pele e a cor dos olhos. E qual será a cor de sua roupa. Eu sabia que uma peruca simplesmente não funcionaria. Os dreads de Halle chegam até a cintura, mais de 60 centímetros. E colocá-la em uma peruca ia ficar estranho. Se pegarmos cabelo e enrolarmos em seus dreads, não precisamos cortá-los e não precisamos tingi-los. Podemos mudar sua cor sem alterar a estrutura interna do cabelo. Sua estrutura e seu cabelo são ela.”
O custo do procedimento estético
Além de descrever em detalhes todo o processo de caracterização, a estilista de cabelo também revelou que não foi nada barato. Surreal, na verdade, já que o valor convertido em reais dá aproximadamente R$ 750 mil!
“São três tons de vermelho. Não estou supondo, mas provavelmente gastamos pelo menos US$ 150.000, pois tivemos que refazer e retirar o cabelo. Quando não dava para usar, tínhamos que começar de novo. Foi um processo.”
Cenas na água exigiram outra solução
Camille enfrentou um desafio adicional para garantir que o cabelo parecesse natural durante as cenas debaixo d’água. Ela observou que “dreads não flutuam” e precisava encontrar uma solução para fazer o cabelo se movimentar livremente quando a Halle estava submersa.
Para resolver isso, foram aplicadas mechas soltas de cabelo para essas cenas específicas. Ela também mencionou que alterou o penteado de Bailey quando a personagem se transforma em humana, deixando o cabelo um pouco mais liso e sutilmente ondulado.
Durante o momento icônico em que Ariel emerge do oceano e joga o cabelo para trás, Friend não pôde estar presente no set. Halle Bailey revelou recentemente que essa cena de poucos segundos levou um dia inteiro para ficar ideal. No entanto, Camille compartilhou algumas informações adicionais sobre como esse momento foi criado.
“Tiffany Williams assumiu o controle e levou o filme até o final… Isso é o que eu sei, Halle fez o movimento com o cabelo, e a cena contou com CGI.”
A Pequena Sereia está em cartaz nos cinemas e chegará ao Disney+ em breve.