Dados indicam que filmes da Marvel estão ficando piores

Cassie-Lang-e-Homem-Formiga Dados indicam que filmes da Marvel estão ficando piores

Dados registrados por um dos mais renomados agregadores de críticas mostram que os filmes da Marvel estão caindo de qualidade com o tempo. O MCU começou oficialmente em 2008, com Homem de Ferro, e monopolizou as bilheterias de cinema todos os anos desde então, lançando um sucesso atrás do outro. No entanto, o estúdio tem sofrido algumas críticas nos últimos anos que apontam para a qualidade em declínio dos seus projetos.

Os filmes da Fase 4 avaliados no Rotten Tomatoes, um dos mais populares agregadores de críticas, têm visto suas aprovações diminuirem de maneira gradual. Na metodologia do site, em vez de fornecer uma nota para uma produção, é apresentada uma porcentagem de classificações positivas que ela recebeu dos críticos.

Lançamentos como Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (89%), Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (91%) e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (93%) são exemplos recentes de filmes que foram bem avaliados na plataforma. Enquanto isso, Eternos e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, marcaram as duas únicas estreias da Marvel que receberam uma porcentagem menor do que 50%, ambos com 47% de avaliações positivas.

Além disso, a Fase 4 apresentou o maior número de filmes abaixo do limite de 75%, a marca que denota um filme como “Bom” ou “Muito Bom” (correspondente a Fresh e Certified Fresh nas categorias do site). As notas de outros agregadores de críticas como Metacritic e Cinemascore confirmam esses resultados, já que eles acompanham essa mesma tendência, mesmo usando métodos de avaliação diferentes do Rotten Tomatoes.

E as notas dos fãs?

Ainda que os dados apontem para um declínio na qualidade dos filmes da Marvel, um detalhe indica uma chance de recuperação para o estúdio. Comparando a avaliação da crítica com a da audiência no mesmo site, o público demonstra ter gostado de Quantumania, a primeira estreia na Fase 5 do MCU. O mesmo vale para Eternos.

Por isso, ainda que os críticos precisem ser conquistados novamente, este é um sinal de que os fãs estão dispostos a dar uma chance para a nova etapa do Universo Cinematoráfico da Marvel e esperam receber o mesmo padrão que o MCU entregou durante as fases anteriores.

Atualizado em 11/04/2023

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário