Criador de How I Met Your Mother descreve Barney como ‘paródia da masculinidade tóxica’

Barney-Stinson-HIMYM Criador de How I Met Your Mother descreve Barney como 'paródia da masculinidade tóxica'

Um dos criadores de How I Met Your Mother, Craig Thomas, respondeu a um artigo defendendo a forma como a comédia popular retratou as ações de Barney Stinson. A série estreou há quase 20 anos e tinha o personagem interpretado por Neil Patrick Harris como parte do grupo central que a história acompanhava. Enquanto muitos consideram que sua personalidade envelheceu mal comparada aos valores sociais mais bem aceitos hoje em dia, o produtor afirmou que isso sempre foi proposital.

Esta semana, um artigo foi publicado pelo Collider listando os motivos pelos quais How I Met Your Mother é mais difícil de assistir atualmente. Um deles cita Barney, “um mulherengo crônico e manipulador que serve de alívio cômico para o grupo”, como um personagem que comete atos de sexismo, misoginia e agressão sexual que são ignorados por seus amigos. 

How-I-Met-Your-Mother-Star-Plus Criador de How I Met Your Mother descreve Barney como 'paródia da masculinidade tóxica'

Em resposta, Thomas, um dos criadores da série original, deu sua versão da explicação sobre o popular funcionário do Goliath National Bank, dizendo que suas ações nunca foram retratadas como algo comumente aceito por aqueles ao seu redor.

De vez em quando, alguém escreve um artigo de reflexão sobre como o Barney de HIMYM é problemático”, ele disse em um post no X/Twitter. “Isso me confunde, porque Barney sempre foi escrito como uma paródia da masculinidade tóxica, não como um endosso dela. Fico triste por todo o tempo que o autor do artigo perdeu sem pensar nisso”.

Neil Patrick Harris também interpretou o tom satírico de Barney e sua humanidade ferida fundamental tão bem que é difícil para mim entender como alguém poderia não perceber isso”, Thomas continuou. “Também passamos nove temporadas mostrando a evolução lenta, mas mensurável, de Barney para se tornar um homem melhor, um ser humano melhor do que o mulherengo que conhecemos no episódio piloto, mas, de alguma forma, isso nunca aparece nas reflexões”.

Embora Craig Thomas não tenha pretendido que ele fosse uma figura exemplar para seus espectadores, a interpretação de Patrick Harris foi marcante. Suas frases de efeito e humor sarcástico rapidamente se tornaram parte da cultura pop, com sua atuação sendo amplamente aclamada, rendendo-lhe várias nomeações para prêmios, incluindo o Emmy. Sua habilidade em misturar comédia e momentos emocionantes contribuíram significativamente para o sucesso e a longevidade da série.

Todas as temporadas de How I Met Your Mother estão disponíveis no Star+.

Atualizado em 06/01/2024

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário