Como os estúdios da Disney se saíram no Oscar 2023? Veja os vencedores

Oscar-2023-1 Como os estúdios da Disney se saíram no Oscar 2023? Veja os vencedores

Este ano, a Disney teve inúmeras indicações através de suas produções e artistas. Depois de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Os Banshees de Inisherin era o filme com mais nomeações na edição de 2023, com 9 no total, junto com o alemão Nada de Novo no Front. Contudo, com o domínio da comédia dramática da A24, os estúdios da empresa foram embora sem muitos prêmios.

Distribuídos pela Disney, somente duas produções levaram a estatueta para casa este ano. Uma delas é Avatar: O Caminho da Água, que, mesmo sem a presença do diretor James Cameron na cerimônia, venceu na categoria Melhores Efeitos Visuais, embora também estivesse concorrendo em Melhor Filme, Melhor Som e Melhor Design de Produção. Os artistas de VFX Joe Letteri, Richard Baneham, Eric Saindon e Daniel Barrett receberam o prêmio. 

O segundo longa que conseguiu o seu Oscar foi Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Pela segunda vez, a figurinista Ruth E. Carter ganhou a categoria Melhor Figurino pelo seu trabalho na franquia. Em 2019, a artista de 62 anos foi vencedora do prêmio pela primeira vez por Pantera Negra (2018).

Outras produções que estavam no Oscar 2023

Embora não tenha vencido em nenhuma das 9 categorias em que estava indicado, Os Banshees de Inisherin, da Searchlight Pictures, que chega ao Star+ no dia 22 de março, teve uma grande presença na premiação. A maioria desses prêmios foram para Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, com exceção de Melhor Trilha Sonora, que foi dado a Nada de Novo no Front, e Melhor Ator, que Colin Farrell perdeu para Brendan Fraser por A Baleia.

Notoriamente, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre também se encontrava na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, com Angela Bassett perdendo para Jamie Lee Curtis, que levou a estatueta por seu trabalho em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

A canção “Lift Me Up”, interpretada por Rihanna e criada para o filme da Marvel, também viu o prêmio sendo entregue para o fenômeno das premiações deste ano, Naatu Naatu, que faz parte do filme indiano RRR: Revolta, Rebelião, Revolução. O filme também estava presente nas categorias Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais.

Por fim, a categoria de Melhor Fotografia foi vencida por Nada de Novo no Front, que estava concorrendo com Império da Luz, da Searchlight Pictures. O filme chega ao Star+ no dia 26 de abril.

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre já está disponível no Disney+, enquanto Avatar: O Caminho da Água ainda não tem previsão de chegar à plataforma.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário