Cena de ‘A Família Radical: Maior e Melhor’ está causando polêmica

Familia-Radical-Maior-e-Melhor-Episodio-3-Temporada-2-Perdido Cena de 'A Família Radical: Maior e Melhor' está causando polêmica

Um dos novos episódios de A Família Radical: Maior e Melhor está sendo criticado por alguns fãs da Disney. O reboot de A Família Radical, originalmente exibido entre 2001 e 2005 no Disney Channel, já está em sua 2ª temporada e tem trazido muitos temas atuais e relevantes para a sociedade, adicionando à importância da primeira versão da série animada. A nova leva de 10 capítulos foi disponibilizada no último dia 1º de fevereiro.

No episódio “Perdido”, contudo, é abordado um assunto que incomodou alguns fãs da série e da Disney. Recentemente, o desenho foi criticado por causa de um episódio em que os personagens descobrem que a cidade em que vivem foi construída por africanos escravizados e fazem uma apresentação de poesia falada em sua escola sobre escravidão, racismo, reparações  e reforma carcerária.

Este país foi construído com escravidão, ou seja, escravos construíram este país”, disseram os personagens na cena. “E nós, os descendentes de escravos na América, ganhamos reparações pelo sofrimento deles e continuamos a ganhar reparações a cada momento que vivemos submersos em um preconceito sistêmico, racismo e supremacia branca com as quais a América foi fundada e ainda não reparou”.

Outra frase que gerou polêmica foi: “E dizem que Lincoln libertou os escravos, mas escravos eram homens e mulheres, e somente nós podemos nos libertar. Emancipação não é liberdade”.

Por que o episódio incomodou algumas pessoas?

Embora a série seja conhecida e elogiada por sua representação, depois que um vídeo na cena viralizou na internet, o momento, que você confere abaixo, começou a repercutir nas redes sociais.

Muitas pessoas – entre os que assistem e os que não assistem – disseram que a escolha foi um esforço fraco para tentar “lacrar”, chamando-a de “propaganda anti-branca” e teoria da conspiração de que Abraham Lincoln não libertou os escravos.

Anteriormente, a Disney já foi acusada de usar inadequadamente um programa de televisão que crianças de todas as raças assistem. Além disso, no passado, fãs pediram que o reboot fosse cancelado por causa de outros casos controversos como este. 

No entanto, a série tornou-se uma obra premiada que continua a ultrapassar fronteiras e iniciar importantes tópicos de conversa.

Todos os episódios de A Família Radical: Maior e Melhor estão disponíveis no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário