Branca de Neve: Disney mudou um detalhe importante da Rainha Má original

Rainha-Ma-e-Branca-de-Neve Branca de Neve: Disney mudou um detalhe importante da Rainha Má original

Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro grande lançamento da Walt Disney Animation, se mantendo, até os dias de hoje, um dos maiores clássicos do estúdio, sendo o próximo a ganhar a tão aguardada versão live-action com Rachel Zegler e Gal Gadot. No entanto, o filme também demorou algum tempo para ficar pronto, sofrendo várias alterações e aperfeiçoamentos ao longo do percurso.

A animação foi baseada na história original dos Irmãos Grimm, que segue um formato típico de conto de fadas. Nela, a personagem titular é uma heroína convencional que sai por cima apesar de tudo o que acontece, enquanto a Rainha Má segue o modelo clássico de uma vilã que recebe a punição por suas ações no final.

No entanto, quando a Disney adaptou o conto de fadas em 1937, os produtores mudaram um aspecto da antagonista que ajudou essa versão de Branca de Neve a evitar um problema narrativo importante presente no conto original.

De acordo com J.B. Kaufman, em seu livro Snow White and the Seven Dwarfs: The Art and Creation of Walt Disney’s Classic Animated Film, quando a vilã se disfarça de velha, ela não tenta convencer a princesa de pegar a maçã envenenada na versão original. Já no filme da Disney, a Rainha Má diz a Branca de Neve que uma mordida na maçã fará com que todos os seus sonhos se tornem realidade.

Essa mudança nas ações da antagonista cria uma motivação para as decisões da protagonista, fazendo com que ela seja alguém com quem os fãs se relacionem mais e, consequentemente, por quem eles torcem mais.

Branca-de-Neve-a-macao-e-a-Rainha-Ma Branca de Neve: Disney mudou um detalhe importante da Rainha Má original

Isso também melhorou o resultado final da primeira animação da Disney porque aperfeiçoou o arco da princesa central, já que faz com que sua personalidade e seus desejos de encontrar amor, segurança e pertencimento ao longo do filme sejam consistentes.

Por outro lado, na história original dos Irmãos Grimm, a facilidade com a qual a princesa aceita a maçã envenenada de uma desconhecida sem qualquer motivo faz com que ela pareça muito mais ingênua do que ela é, chegando até a uma infantilidade que foge do objetivo da mensagem que o filme procura passar.

Branca de Neve e os Sete Anões está disponível no catálogo do Disney+, enquanto o seu live-action tem previsão de estreia para 22 de março de 2024.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

1 comentário em “Branca de Neve: Disney mudou um detalhe importante da Rainha Má original”

  1. Quero saber pq a Disney mudou a cor dos cabelos do príncipe da Branca de Neve q eram lindos negros.Achei nada haver!E pq até hj não fizeram um remaker q coloquem o nome dele no original.

    Responder

Deixe um comentário