Boogeyman: Seu Medo é Real é baseado em uma história verídica?

Boogeyman Boogeyman: Seu Medo é Real é baseado em uma história verídica?

Boogeyman: Seu Medo é Real é um filme da 20th Century Studios baseado na história de Stephen King, mas sua trama tem um fundamento real? Estrelada por Sophie Thatcher, de Yellowjackets, a esperada adaptação do conto publicado em 1973 chega aos cinemas trazendo uma nova versão aterrorizante de um personagem já conhecido. Contudo, este não é o primeiro filme usando a criatura como a ameaça de uma família.

Na versão dirigida por Rob Savage do conto de King, duas irmãs estão lidando com as consequências do mal. Um paciente de seu pai aparece em sua porta um dia e deixa uma presença maligna que planeja causar o máximo de estragos possível e alimentar o medo que a família está sentindo. Essa presença é a criatura conhecida pelas crianças brasileiras como o bicho-papão

Qual é o mito por trás do bicho-papão?

Embora esse personagem possa datar de antes do século XV em algumas culturas, a criatura conhecida como bicho-papão (bogeyman, no inglês), significa “um espetáculo assustador”. Também já mencionado como “hobgoblins”, esse tipo de ser atormentava a população da Inglaterra, especialmente as crianças. No entanto, essa definição se repete em todas as culturas que têm um conceito semelhante.

No México, por exemplo, a criatura é uma mulher de vestido branco conhecida como La Llorona que rouba crianças. O Bubak é a versão tcheca e é representado como um espírito da água que pode assumir muitas formas diferentes e atrair adultos e crianças. Da mesma forma, outros exemplos podem ser vistos na Austrália, com o Yar-ma-yha-que, na Espanha, com o Hombre del Saco, no Japão, como o Namahage, entre outros. 

Independente da forma ou de seu método, a figura do bicho-papão está lá para punir ou capturar crianças. A tradição foi perpetuada como uma forma de fazer com que as crianças se comportassem e permanecessem obedientes aos pais.

A versão de Stephen King

Stephen King publicou originalmente The Boogeyman em 1973 na revista Cavalier e novamente em 1978 em uma coleção de contos intitulada Sombras da Noite. Nesta versão, a história se passa no consultório de um psiquiatra, onde um homem vem falar sobre os assassinatos de seus três filhos pequenos.

A mente de King não conhece limites e ele se inspira tanto na vida real quanto em trabalhos ficcionais, mas seu conto é uma obra de ficção e não é baseada em uma história real.

Trailer de Boogeyman

Boogeyman: Seu Medo é Real já está em cartaz nos cinemas.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário