Barbie terá cena editada para não ser banido na Ásia

Barbie-e-Ken Barbie terá cena editada para não ser banido na Ásia

Barbie não será banido nas Filipinas, mas terá cena censurada após uma controvérsia. O filme estrelado por Margot Robbie e baseado na boneca da Mattel, um dos brinquedos mais famosos já produzidos, vai estrear este mês nos cinemas, sendo um dos lançamentos mais esperados para 2023. Dessa forma, há muitos olhos analisando e julgando as escolhas criativas dentro do enredo, e uma delas levou a uma polêmica em países asiáticos.

No começo do mês, surgiu a notícia que Barbie, dirigido por Greta Gerwig, teve sua exibição comercial proibida no Vietnã devido a uma cena que mostra um mapa do Mar do Sul da China com a “linha de nove traços”, que é contestada pelo governo vietnamita. A marcação controversa representa as reivindicações territoriais da China na região. A linha em forma de U também foi repudiada em uma decisão de arbitragem internacional por um tribunal em Haia em 2016, mas o governo chinês se recusa a reconhecer a decisão.

image-30 Barbie terá cena editada para não ser banido na Ásia

Barbie não será banido nas Filipinas

Entre os países que têm reivindicações concorrentes no Mar do Sul da China, as Filipinas também encontrou problemas na cena de Barbie. Contudo, em vez de banir o lançamento do país, o filme será editado para que o detalhe em questão não seja um problema. 

De acordo com um novo relatório da Variety, o Conselho de Revisão e Classificação de Filmes e Televisão das Filipinas analisou a situação e liberou uma declaração que aborda a questão em referência às suas descobertas.

Considerando o conceito pelo qual o mapa ilustrado da personagem ‘Barbie Estranha’ foi retratado no filme, o Comitê de Revisão está convencido de que a cena controversa não retrata a ‘linha de nove traços’”, diz o documento. “Em vez disso, o mapa retratava a rota da jornada de faz-de-conta da protagonista da Terra da Barbie para o ‘mundo real’ como parte integrante da história”.

O Conselho acredita que, considerando todos os aspectos, não há base para proibir o filme Barbie, pois não há nenhuma representação direta da linha de nove traços no tema do filme”, a declaração concluiu.

Em razão da consideração do Comitê de Revisão, a mídia nas Filipinas informou que os censores pediram à Warner Bros. para simplesmente borrar o mapa no filme por precaução.

A linha consiste em nove traços contínuos que circundam grande parte do Mar do Sul da China, demarcando uma área que abrange ilhas, recifes e águas disputadas. A China alega que essa linha é baseada em reivindicações históricas, enquanto outros países da região, como Filipinas, Vietnã, Malásia e Taiwan, contestam essas reivindicações e argumentam que a linha é inconsistente com a lei internacional, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Barbie estreia nos cinemas no dia 20 de julho de 2023.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário