Avatar 2 | O nome de Kiri explica seu nascimento misterioso

Kiri-em-Avatar-2 Avatar 2 | O nome de Kiri explica seu nascimento misterioso

Muitos ficaram confusos em relação ao nascimento de Kiri em Avatar: O Caminho da Água, mas seu nome pode explicar muito sobre ela. A personagem é interpretada por Sigourney Weaver, que anteriormente deu vida à Dra. Grace Augustine e continua sua parceria com James Cameron voltando com a misteriosa filha adotiva dos Sully. A produção estreou nos cinemas na última semana.

[AVISO] Contém spoilers de Avatar 2!

Talvez o maior mistério em Avatar 2 seja a personagem de Kiri. Jake Sully e sua família adotaram a criança Na’vi nascida do avatar da falecida Dra. Grace Augustine e a criaram como se fosse sua. A adolescente sofre um conflito entre o amor por sua família adotiva e sua identidade, desejando saber mais sobre seus pais humanos. No final do filme, seu arco na história deixa um grande gancho a respeito de seu pai, que não foi revelado.

No entanto, uma teoria sobre seu nascimento pode ter explicado muito sobre a vida de Kiri. No Reddit, usuários em um tópico sobre a personagem discutiram sua origem. 

A maneira como interpretei é que ela é parte de Eywa reencarnada. Imagino que quando Grace foi com Eywa, parte da deusa foi transferida para o Avatar de Grace em vez da alma de Grace”, um comentário diz.

Enquanto isso, outro usuário pensou: “Kiri é na verdade apenas um novo renascimento de Grace sem nenhuma de suas memórias. Acho que é por isso que Grace parece confusa quando Kiri pergunta quem seu pai é, porque ela não é sua filha”.

Senhor, tende piedade

Mas o verdadeiro significado de seu nome pode prover algumas respostas sobre o propósito e nascimento da adolescente. De acordo com uma página da Universidade de Yale, “Kyrie eleison” é uma aclamação de origem grega, adotada na litugia oficial cristã, que significa “Senhor [Kyrie], tenha misericórdia [eleison]”.

Sofrendo modificações ao longo do tempo para Quírie, Chirie, Kírie, entre outros, a oração em grego posteriormente foi substituída no rito romano por “Senhor, tende piedade“. Considerando que Kiri tem uma conexão especialmente próxima com o meio ambiente de Pandora e Eywa, todos os sinais apontam para ela ser descendente direta da divindade Na’vi.

Dessa forma, a hipótese, junto com a breve interação que ocorre enquanto Kiri está conectada à Árvore Espiritual do clã Metkayina, que é interrompida quando ela tem uma convulsão, é o mais próximo que há de uma resposta lógica dentro do universo do filme.

Avatar: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas e chega em 2023 ao Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário