Avatar 2 foi lançado em mais de 1000 versões diferentes

Avatar-2-Neytiri Avatar 2 foi lançado em mais de 1000 versões diferentes

Entre IMAX, 3D, HDR e outras tecnologias, Avatar: O Caminho da Água teve que produzir mais de mil versões para ser lançado nos cinemas. A continuação, que chegou ao público 13 anos depois de sua trama original, foi ambiciosa em seu uso de tecnologia, assim como o resto da franquia de James Cameron, que tem como objetivo oferecer as mais inovadoras experiências cinematográficas. Para isso, muitos detalhes precisaram ser preparados.

De acordo com um relatório do The Hollywood Reporter, uma dessas especificações foi que mais de mil versões de O Caminho da Água tiveram que ser produzidas para serem exibidas nas salas de cinema ao redor do mundo. 

Com o cinema digital, os cinemas variam muito em suas capacidades de exibição, e Cameron e Landau estavam otimistas em oferecer a melhor experiência possível para cada cinema individualmente”, diz o artigo. “No caso de Avatar: O Caminho da Água, isso envolveu a criação de 1065 versões únicas do filme. Este número inédito de produtos inclui combinações de 2D, 3D, HDR, 4K, níveis de luz variados, proporções, uma alta taxa de quadros de 48 quadros por segundo, uma variedade de formatos de áudio, 51 idiomas de legendas e 28 idiomas de dublagem”.

Em comparação, um lançamento comum também tem mais de uma versão a ser distribuída para se adequar às diferentes demandas que o mercado requer. Por exemplo, um típico filme da Marvel envolve cerca de 500 versões, o que já é um número muito alto na indústria. 

Executiva da Disney explica a logística desse feito

Kim Beresford, a vice-presidente de planejamento integrado e operações cinematográficas da Walt Disney Studios, explicou um pouco sobre como isso é feito na prática.

Não tínhamos o filme pronto até cerca de 16 dias antes da data de lançamento”, explicou Beresford. “Nós mudávamos rolo por rolo porque não podíamos esperar. Isso resultou na criação de 6338 porções de DCPs (o equivalente digital de uma cópia de filme). Tivemos que transformar nossa operação para um modelo de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

Para cumprir a data de entrega, ela contou que o filme foi dividido em 15 rolos, permitindo que a equipe começasse a trabalhar nas versões antes mesmo que o filme de 3 horas e 12 minutos estivesse pronto. Cerca de 800 delas foram revisadas nos cinco dias anteriores ao lançamento.

Avatar 2 causou problemas em alguns cinemas

Avatar-Tuk Avatar 2 foi lançado em mais de 1000 versões diferentes

Mesmo com todos os cuidados com versões, a tecnologia avançada do filme causou problemas nas projeções em salas de cinema. A causa foi a a taxa de quadros por segundo de Avatar 2, que é de 48 fps, o que requer os projetores mais modernos do mercado. Por causa disso, algumas salas tiveram que reduzir esse número para 24 fps.

Avatar: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas, ainda sem data para ser disponibilizado no Disney+.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário