Após lançar especial no Disney+, j-hope, do BTS, se alista no serviço militar

j-hope-BTS Após lançar especial no Disney+, j-hope, do BTS, se alista no serviço militar

J-Hope, membro do grupo de k-pop BTS, iniciou o processo de alistamento no exército sul-coreano. O rapper e dançarino lançou recentemente um documentário especial no Disney+ mostrando os bastidores de suas primeiras atividades solo após o enorme sucesso na banda. Agora, ele é o segundo integrante a se apresentar para o serviço militar.

O Twitter oficial do BTS emitiu um comunicado postado no Weverse, a plataforma oficial de conteúdos do grupo coreano, avisando aos fãs sobre o próximo membro a se alistar. O primeiro foi Jin, que começou seu treinamento em dezembro de 2022.

Gostaríamos de informar aos nossos fãs que j-hope iniciou o processo de alistamento militar solicitando o cancelamento do adiamento de seu alistamento”, disse a Big Hit Music, empresa que gerencia o BTS, no comunicado. “Pedimos a vocês por seu amor e apoio contínuos para j-hope até que ele complete seu serviço militar e retorne com segurança. Nossa empresa não poupará esforços para fornecer apoio ao nosso artista”.

Como funciona o alistamento obrigatório dos membros do BTS?

Na Coreia do Sul, quase todos os homens fisicamente aptos são obrigados por lei a servir no exército por 18 meses, começando aos 28 anos, diferente do Brasil, onde o alistamento é feito aos 18.

No entanto, em 2020, a Assembleia Nacional da Coreia do Sul aprovou uma revisão da regra para permitir que algumas estrelas masculinas do k-pop adiem seu alistamento obrigatório até completarem 30 anos.

A chamada “lei do BTS” permite que artistas do gênero que receberam medalhas do governo por suas contribuições culturais nacionais e globais – como a Ordem do Mérito Cultural, que o BTS recebeu em 2018 – solicitem adiamento, assim como é feito com os atletas olímpicos no país.

Agora, pouco mais de dois anos da aprovação dessa regra, os integrantes mais velhos do grupo sul-coreano terão que, um por um, obedecer a obrigatoriedade do período de treinamento no exército. Jin, o primeiro membro, já está cumprindo seu dever, enquanto j-hope (Jung Hoseok), que completou 29 recentemente, é o próximo a se alistar. Suga, ou Min Yoon-gi, completará 30 anos em março e também deve ir para o exército em breve.

Jogador sul-coreano passou por situação similar

Son Heung-min, jogador de futebol sul-coreano, precisou interromper sua carreira na Inglaterra em 2019 para cumprir o serviço militar obrigatório em seu país. O jogador, que atua no Tottenham Hotspur, conseguiu um acordo com o exército sul-coreano para que pudesse participar apenas de um treinamento básico de quatro semanas durante a pausa de inverno da Premier League, evitando assim uma ausência mais longa dos gramados. A seu favor contou o fato de o atleta ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2018.

j-hope IN THE BOX está disponível no catálogo do Disney+.

Atualizado em 27/02/2023

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário