Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa pode ter sido o maior filme de 2021 na opinião dos críticos e do público, mas não para os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Os indicados ao Oscar 2022 foram divulgados ontem (8), e apesar dos esforços da Marvel e Sony Pictures, a sequência de Tom Holland não conseguiu um lugar entre os candidatos na categoria de Melhor Filme.
Enquanto muitos compartilham a percepção de que os filmes de super-heróis continuam sendo prejudicados no Oscar, outros acreditam que o excesso de computação gráfica e efeitos visuais não garantem elogios da indústria cinematográfica. Independentemente das opiniões sobre o assunto, é inegável que Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa foi monumental para os cinemas, especialmente em uma época tão conturbada pela pandemia.
Andrew Garfield, que está entre os nomeados na categoria de Melhor Ator por seu trabalho em Tick, Tick… Boom!, da Netflix, conversou com o The Hollywood Reporter e compartilhou seu sentimento sobre a ausência de Sem Volta Para Casa entre os indicados a Melhor Filme do Oscar 2022.
“Eu não sou capaz de comentar sobre isso especificamente. Eu realmente amo esse filme e eu realmente amo Amy Pascal e Jon Watts e Kevin Feige e, obviamente, Tom Holland, e Zendaya e Jacob Batalon e Tobey Maguire e todo o elenco.”
E continuou:
“Esse filme tem sido uma espécie de rolo compressor de proporções que eu não acho que nenhum de nós realmente esperava. Só posso falar por mim e me sinto grato por fazer parte de algo que está mantendo os cinemas vivos agora, mantendo os cinemas cheios e ajudando nesse sentido e garantindo que a experiência ao vivo ou a experiência comunitária de ir ao cinema permaneça intacta.”
“É muito, muito legal ver o público ainda desejando profundamente o que eu sei que todos nós desejamos profundamente. Acho que o Homem-Aranha é obviamente um desses filmes no momento e isso é muito legal, e estou muito, muito grato por fazer parte disso.”
Andrew Garfield conseguiu, nos últimos anos, navegar com sucesso entre filmes de super-heróis e produções de estilo historicamente mais bem aceitos no Oscar, como Até o Último Homem (2016) e o recente Tick, Tick… Boom!.
Enquanto muitos acreditam que filmes da Marvel e DC não são dignos do Oscar, projetos como Pantera Negra e Coringa foram indicados a vários prêmios, incluindo Melhor Filme. Enquanto Hollywood continuar lançando filmes do gênero, é provável que cedo ou tarde algum chame a atenção da Academia.
Apesar da ausência na lista de candidatos a Melhor Filme, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa conseguiu uma indicação na categoria Melhores Efeitos Visuais, onde vai concorrer com outra produção da Marvel Studios, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus