Ahsoka Tano morreu? Entenda o final do episódio 4

Ahsoka-Tano-no-Episodio-4 Ahsoka Tano morreu? Entenda o final do episódio 4

No episódio 4 de Ahsoka, lançado na noite desta terça-feira (5), Morgan Elsbeth coloca em prática seu plano para encontrar o Grande Almirante Thrawn com a ajuda do misterioso Baylan Skoll. O mapa revela um caminho para onde as Purgill levaram ele e Ezra Bridger no final de Star Wars Rebels, mas com Sabine Wren ocupada lutando contra Shin Hati, cabe a Ahsoka Tano impedir a viagem, mesmo que isso signifique nunca mais encontrar Ezra.

[AVISO] Este artigo apresenta spoilers!

A ex-Jedi luta com Baylan, e descobrimos que ele sabe que Anakin Skywalker se tornou Darth Vader. Muito pouco sobre ele é revelado, embora fique clara sua intenção de que Thrawn retorne para que o Grande Almirante possa iniciar uma guerra. Baylan parece acreditar que isso de alguma forma criará paz e tem seus próprios planos misteriosos para a Galáxia.

Baylan acaba dominando Ahsoka e é então que Sabine aparece. Ela pega o mapa e Ahsoka pede que ela o destrua. Percebendo a hesitação de Sabine, o vilão ataca Ahsoka com um forte golpe com seu sabre de luz, fazendo com que ela caia do penhasco, deixando seu destino em dúvida.

Baylan convence Sabine a lhe dar o mapa, prometendo que nenhum mal lhe acontecerá se ela se juntar a eles em sua jornada para encontrar Thrawn, o que, como resultado, significa que ela terá a chance de reencontrar seu amigo, Ezra. Ela acaba cedendo e, embora não seja exatamente uma reviravolta para o Lado Sombrio, Baylan parece ver potencial na Mandaloriana.

Quanto a Ahsoka, ela surge novamente de olhos fechados, e quando os abre, olha em volta com uma expressão desnorteada, enquanto ondas de poeira cósmica emanam ao redor de seu corpo. Ela se vê em uma passarela de partículas de poeira estelar que se estende no vazio negro do espaço. Ahsoka se levanta observando outras passarelas semelhantes que ligam o vácuo interestelar à sua volta.

Uma voz familiar diz “Oi, abusada!“, e ela fica surpresa, respondendo: “Mestre?“. A voz novamente é ouvida: “Não esperava ver você tão cedo“. Ahsoka olha de um lado para outro e, ao se virar, vê seu antigo mestre em pé na passarela vestido com seu traje Jedi escuro e a mão direita coberta com uma luva de couro.

Anakin-Skywalker-no-Mundo-Entre-Mundos-Ahsoka Ahsoka Tano morreu? Entenda o final do episódio 4
Hayden Christensen como Anakin Skywalker em Ahsoka

Anakin“, diz Ahsoka boquiaberta ao confirmar que trata-se de Anakin Skywalker, que sorri calorosamente com seu rosto jovem idêntico ao de A Vingança dos Sith (2005). A tela escurece e podemos ouvir o tema de Darth Vader.

Ahsoka Tano está morta?

Ahsoka-Tano-no-Mundo-Entre-Mundos Ahsoka Tano morreu? Entenda o final do episódio 4

Anakin tinha esta mesma aparência quando se tornou um Fantasma da Força, o que pode levar muitos fãs a crer que Ahsoka realmente morreu e também está se tornando uma manifestação da Força em sua forma mais pura, capaz de interagir com os vivos.

No entanto, considerando o cenário em que o emocionante reencontro acontece, ela aparentemente está no Mundo Entre Mundos, e não realmente morta. O lugar é um conceito introduzido na série animada Star Wars Rebels e funciona como uma espécie de dimensão fora do tempo e do espaço, onde diferentes momentos estão conectados através de portais.

Como o Mundo Entre Mundos pode ter salvado Ahsoka?

image-15 Ahsoka Tano morreu? Entenda o final do episódio 4

Em Rebels, Ezra Bridger se viu em uma dessas plataformas semelhantes às que Ahsoka e Anakin são vistos na série do Disney+. Ezra encontrou um portal que levava ao planeta rochoso Malachor, revelando o momento em que Ahsoka estava duelando com Darth Vader em um templo prestes a explodir.

Antes que a explosão acontecesse e matasse Ahsoka, Ezra a puxou para o Mundo Entre Mundos. Se Ahsoka Tano foi salva em Rebels por Ezra usando um portal, podemos supor que um resgate semelhante possa ter acabado de acontecer.

Quem ajudou Ahsoka?

Se Ahsoka de fato foi salva novamente através de um portal, o único candidato lógico seria Anakin, já que aparentemente mais ninguém está no Mundo Entre Mundos. Ao longo da franquia Star Wars, foi estabelecido que os Fantasmas da Força podem interagir com o mundo físico.

Mesmo que não seja o caso, já que o corpo de Anakin não se parece com um Fantasma da Força nessas cenas, ele poderia ter salvo Ahsoka de maneira semelhante a Ezra em Rebels, puxando-a através de um portal. Isso seria particularmente irônico, considerando que da última vez que se encontraram, ele tentou matá-la em Malachor e foi salva justamente dessa forma.

Se Anakin Skywalker realmente salvou Ahsoka usando o Mundo Entre Mundos, descobriremos no episódio 5, dirigido por Dave Filoni. Anakin poderia transmitir uma última lição a Ahsoka antes de ela se aventurar em novos territórios, possivelmente até mesmo em outra galáxia.

Ahsoka poderia então retornar ao seu mundo real através de outro portal, semelhante ao que Ezra fez em Rebels. No entanto, ela também pode ter a opção de entrar em um ponto diferente no tempo e espaço, dando-lhe uma vantagem em sua busca por Thrawn.

O quinto episódio de Ahsoka foi descrito recentemente como “um verdadeiro divisor de águas” no Universo Star Wars, mas parece que o impacto disso já foi sentido no final do capítulo 4.

O Disney+ lança novos episódios de Ahsoka às terças-feiras, pontualmente às 22:00.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário