Quando The Mandalorian foi lançada em 2019, ninguém tinha certeza que a série acabaria sendo apenas o primeiro capítulo de várias histórias ambientadas no que desde então passou a ser conhecido como a “Era da Nova República”. Ambientada aproximadamente 5 anos após os eventos de O Retorno de Jedi, a série com Pedro Pascal preparou o terreno para O Livro de Boba Fett e Ahsoka, enquanto Skeleton Crew deve chegar no próximo ano. Além disso, sabemos que Dave Filoni está trabalhando em um filme de Star Wars que reunirá todas essas franquias do Disney+.
Foi durante a primeira temporada de The Mandalorian que ficamos sabendo sobre a Noite das Mil Lágrimas, um genocídio liderado pelo Império em Mandalore, no qual Moff Gideon exterminou quase toda a vida no planeta.
Depois que Ahsoka Tano ajudou a repelir a invasão de Maul durante o Cerco de Mandalore em The Clone Wars, sabemos que Bo-Katan Kryze acabou sendo traída por Gideon após tentar iniciar conversas de paz com ele. Isso a levou a perder o Sabre Negro e, até recentemente, a se tornar uma pária em seu próprio povo.
Mais vítimas do Grande Expurgo
Agora, Mandalore renasceu, mas mais vítimas foram reveladas no último episódio de Ahsoka. Durante um diálogo tenso com Baylan Skoll, Sabine Wren é lembrada de que sua família e amigos foram exterminados durante o massacre de Mandalore. O vilão implica fortemente que isso ocorreu porque Ahsoka Tano não confiava nela e afirma que Sabine realmente tentou avisar sua mestra sobre o perigo que o Clã Wren estava enfrentando, mas foi ignorada.
Ahsoka, em vez disso, queria continuar o treinamento de Sabine como Jedi. Como sabemos, os Jedi não devem ter apegos, e isso provavelmente é pelo menos parte do que levou as duas a seguir caminhos separados. Para Baylan, isso é uma desculpa para manipular a Mandaloriana com a promessa de encontrar Ezra Bridger e não ser maltratada.
Esse desenvolvimento trágico aproxima ainda mais Ahsoka de The Mandalorian e parece uma questão de tempo até Sabine descobrir o que está acontecendo em seu planeta, agora que Bo-Katan reacendeu a Grande Forja ao lado da Armeira.
Sobre Ahsoka
Ambientada após a queda do Império, Ahsoka segue a ex-Cavaleira Jedi Ahsoka Tano enquanto ela investiga uma ameaça emergente a uma galáxia vulnerável.
Além de Rosario Dawson no papel principal, a série conta com Natasha Liu Bordizzo como Sabine Wren, Mary Elizabeth Winstead como Hera Syndulla, o falecido Ray Stevenson como Baylan Skoll, Ivanna Sakhno como Shin Hati, Diana Lee Inosanto como Morgan Elsbeth, David Tennant como Huyang, Lars Mikkelsen como o Grande Almirante Thrawn e Eman Esfandi como Ezra Bridger.
Ahsoka foi escrita por Dave Filoni, que também é produtor executivo ao lado de Jon Favreau, Kathleen Kennedy, Colin Wilson e Carrie Beck. Os diretores incluem Filoni, Steph Green, Peter Ramsey, Jennifer Getzinger, Geeta Vasant Patel e Rick Famuyiwa.
Os primeiros quatro episódios de Ahsoka já estão disponíveis no Disney+.
É interessante essa conexão entre as duas séries, seria bom ver esse desenrolar de conexão na série da ahsoka.