A tendência no terror que ‘O Menu’ e ‘Infinity Pool’ compartilham

Anya-Taylor-Joy-em-O-Menu A tendência no terror que 'O Menu' e 'Infinity Pool' compartilham

O Menu e Infinity Pool (Piscina Infinita em tradução livre) são dois filmes de terror que têm uma coisa em comum, e isso é algo que parece estar se tornando uma tendência do gênero. Disponibilizado no Star+ no mês passado, o longa de Mark Mylod aborda o culto gastronômico que faz parte do universo dos restaurantes de luxo. Já a produção de Brandon Cronenberg segue um escritor e sua esposa em férias que, após um acidente, descobrem a cultura negra do lugar.

A premissa de O Menu acompanha dois jovens que chegam em um restaurante localizado em uma ilha remota que atende a clientes ricos. Lá, eles se encontram em um estranho culto liderado por um chef de cozinha. Em Infinity Pool, um casal de turistas chega em uma cidade turística fictícia com uma estranha prática de justiça: todo crime na área é punido com execução, embora pessoas ricas possam pagar para que clones sejam executados em seu lugar.

Ambos os filmes, que foram bem recebidos pela crítica, apresentam elencos de grandes nomes e desenvolvimentos de terror chocantes com uso inteligente do humor negro, mas há outro elemento em comum que contribui com o seu sucesso. As duas histórias seguem a mesma linha de fazer uma crítica à elite e têm ideias que apresentam consciência de classe em sua mensagem.

Como a consciência de classe tem aparecido em Hollywood

Ainda que O Menu e Infinity Pool tenham cimentado essa tendência do gênero em produções de Hollywood, os filmes não são as únicas obras recentes que colocam a orientação em evidência.

Com a popularidade do sub-gênero do thriller social provavelmente surgindo com Parasita (2019), outros exemplos podem ser encontrados em Glass Onion: Um Mistério Knives Out, Morte, Morte, Morte, The White Lotus e o indicado ao Oscar, Triângulo da Tristeza

Além disso, nos últimos anos, esse tipo de narrativa tem ganhado cada vez mais a aclamação da crítica, com um maior número de projetos assim sendo indicados e ganhando prêmios de prestígio.

Inclusive, após o anúncio dos indicados ao Oscar 2023, muitos criticaram a Academia pela ausência de obras de terror nas categorias, já que, mesmo sem aparecer em muitas premiações, O Menu e Infinity Pool – entre outros semelhantes – são considerados dois dos melhores lançamentos dos últimos meses.

O Menu está disponível no catálogo do Star+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário