A Pequena Sereia tem um easter egg sombrio que você não notou

Ariel-e-Sabidao-A-Pequena-Sereia A Pequena Sereia tem um easter egg sombrio que você não notou

O live-action de A Pequena Sereia fez uma pequena referência ao criador original da história de Ariel, Hans Christian Andersen. O remake de Rob Marshall estreou nos cinemas na semana passada e apresentou algumas mudanças em relação à animação de 1989. No entanto, a obra do autor dinamarquês que inspirou a primeira versão da Disney foi retomada no filme estrelado por Halle Bailey. [AVISO] Este artigo apresenta spoilers.

O estúdio já adaptou alguns contos de Andersen ao longo dos anos, com os mais conhecidos sendo A Pequena Sereia e a A Rainha da Neve – o último foi usado como base para Frozen. Contudo, seu legado nunca foi diretamente mencionado em nenhuma produção da Disney. Agora, isso mudou graças ao mais recente live-action lançado.

O filme faz algo inesperado para o estúdio e menciona o autor original em sua abertura, que apresenta uma citação do conto de 1837.

Mas uma sereia não tem lágrimas e, portanto, ela sofre muito mais“, diz a frase na tela antes de dar início à aventura da Ariel de Bailey.

Continuando a referência, a cena de encerramento do live-action retoma esta mesma frase. O filme termina com a sereia sendo mostrada uma última vez enquanto derrama uma lágrima em seu rosto.

O live-action tem uma referência macabra do conto original

Sabidao-e-Sebastiao A Pequena Sereia tem um easter egg sombrio que você não notou

Além da alusão mais óbvia que o remake faz, uma outra cena também retoma o conto original, desta vez relembrando um aspecto sombrio que a história de Andersen tinha, mas que a Disney removeu na animação.

Em certo ponto do filme, Sabidão pergunta para Sebastião e Ariel se a sereia já matou o Príncipe Eric. Em inglês, “kill” e “kiss” soam parecidas dependendo da dicção, com a segunda sendo traduzida como “beijar”. Por isso, fica claro que a piada quis sugerir que a gaivota confundiu os dois termos, já que a protagonista precisa beijar o príncipe em até 3 dias para conseguir se livrar do acordo com Úrsula.

Embora tenha parecido apenas uma brincadeira, este momento se refere à história original, em que Ariel se vê realmente com a opção de matar Eric, pois ela pode retornar ao mar se deixar escorrer o sangue dele em seus pés. Mesmo assim, o live-action nunca entra, de fato, nos temas mais pesados do conto.

A Pequena Sereia está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário